Açoriano Oriental
Brasil colocará recursos no Centro de Investigação Internacional do Atlântico com sede nos Açores

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações brasileiro, Gilberto Kassab, disse hoje à Lusa que o Brasil colocará dinheiro no projeto do Centro de Investigação Internacional do Atlântico (Air Center), que terá sede nos Açores.

Brasil colocará recursos no Centro de Investigação Internacional do Atlântico com sede nos Açores

Autor: Lusa / AO online


"O Brasil vai colocar recursos em projetos e vamos assumir este compromisso a partir da assinatura do memorando de entendimento de cooperação [para implementação do Air Center]. Porém, não dá ainda para dimensionar qual será o valor", afirmou.

A declaração foi feita na véspera da 2.ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, que acontece nos próximos dias 19 a 21, em Florianópolis, capital do Estado brasileiro de Santa Catarina.

Segundo Gilberto Kassab, o Brasil irá cooperar também com a participação de algumas instituições que já fazem pesquisas nas áreas de investigação prioritárias do centro - principalmente mudanças climáticas e energia-, atuando intensamente na troca de conhecimento entre cientistas.

Sobre os prazos para o início das atividades do Air Center, o ministro brasileiro confirmou a expectativa de que o projeto esteja em atividade até o final de 2018.

"Esta data [de 2018] está mantida. É sempre bom ter uma data porque ela serve de referência", disse.

A reunião no Brasil terá, além de Gilberto Kassab, ministros e representantes de outros dez países fundandores do Air Center: Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Portugal, Espanha, Uruguai e a Comunidade Europeia.

Os ministros de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor; dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Victor Marzari; de Ciência e Tecnologia da Nigéria, Ogbonaya Onu; ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola, Maria do Rosário Bragança Sambo, já confirmaram a participação na reunião em Florianópolis, segundo um comunicado enviado pelo Governo brasileiro.

O 'Air Centrer' é uma organização científica internacional liderada por Portugal, que pretende formar uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação para promoção de uma abordagem integradora do conhecimento sobre observação da Terra, mudanças climáticas, mar profundo e análise de dados.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados