BP deverá pagar "multa significativa" por maré negra nos EUA


 

Lusa / AO online   Economia   8 de Ago de 2010, 18:52

A BP deverá pagar "uma multa significativa" pelo derrame de crude no Golfo do México, afirmou hoje um dos conselheiros do Presidente norte-americano, Barack Obama, sem revelar se os EUA vão processar a petrolífera por negligência.

"A BP é claramente responsável", afirmou a conselheira para energia e alterações climáticas da Casa Branca, Carol Browner, adiantando que "haverá uma penalização financeira significativa".

Browner, que falava em declarações à cadeia de televisão norte-americana NBC, escusou-se, no entanto, a adiantar se o Governo dos Estados Unidos vai processar a British Petroleum.

"Não vou fazer comentários sobre a investigação do Departamento de Justiça, que está analisar a ação da BP antes e durante o derrame de crude no Golfo", salientou.

O derrame começou a 20 de abril quando a plataforma Deepwater Horizon do consórcio petrolífero britânico explodiu, causando a morte de 11 trabalhadores. Desde o incidente – classificado como o pior desastre ambiental causado por um derrame nos EUA – já terão sido libertados para as águas do Golfo de México o equivalente a cinco milhões de barris de crude, ou 780 milhões de litros.

De acordo com a lei norte-americana, designadamente com a Lei sobre Águas Limpas dos Estados Unidos, a BP poderá ter de pagar entre 1100 e 4300 dólares de multa por cada barril de petróleo derramado e não recuperado.

No caso de ser comprovada a existência de negligência grave por parte da petrolífera britânica, a pena total pode chegar a cerca de 17,6 mil milhões de dólares, segundo cálculos divulgados pela imprensa norte-americana.

Além destas multas, a Casa Branca já exigiu que a BP criasse um fundo no valor de 20 mil milhões de dólares para compensar os habitantes e as empresas que residem ou operam nas zonas afetadas do Golfo do México, fundo que, segundo Carol Browner, será lançado "nos próximos dias".


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.