Açoriano Oriental
Saúde
Bolsas de estudo para licenciados que sigam Medicina Geral e Familiar
O Governo Regional dos Açores vai criar bolsas de estudo para licenciados que pretendem seguir Medicina Geral e Familiar, numa medida para fixar estes profissionais no arquipélago, onde 80 mil pessoas não têm médico de família.
Bolsas de estudo para licenciados que sigam Medicina Geral e Familiar

Autor: Lusa / AO online
“Estas bolsas são para aqueles que já têm uma licenciatura na área de Saúde e que pretendem seguir Medicina Geral e Familiar”, revelou hoje o secretário regional da Saúde, Miguel Correia.

O diploma legal, que será publicado em breve, prevê a atribuição de uma bolsa de estudo “no valor de duas vezes a remuneração mínima mensal”, especificou.

No total, são 945 euros mensais para os licenciados que pretendam seguir Medicina Geral e Familiar e assumam o compromisso de exercer a profissão nos Açores.

A criação destas bolsas insere-se nas medidas que o executivo regional tem vindo a promover para fixar médicos no arquipélago, tendo em vista colmatar a falta de clínicos, especialmente na área de Medicina Geral e Familiar.

Recentemente, o secretário regional da Saúde revelou que 37 médicos recém-licenciados ao abrigo de bolsas de incentivo criadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo dos Açores vão reforçar as unidades de saúde do arquipélago.

No mesmo sentido, Miguel Correia espera que as bolsas de estudo a criar em breve permitam diminuir o número de utentes sem médico de família nos Açores, que, neste momento, ascende a cerca de 80 mil pessoas.

Nas unidades de saúde dos Açores trabalham actualmente 109 médicos especializados em Medicina Geral e Familiar, sendo as mais carenciadas destes profissionais as de Ponta Delgada e Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, e de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

Para Eduardo Pacheco, presidente da Ordem dos Médicos nos Açores, a atribuição de bolsas de estudo para licenciados da área da Saúde que queiram seguir esta área da Medicina é uma medida que pode ter efeitos positivos.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados