Bolsa de Turismo prevê receber 400 operadores turísticos estrangeiros para conhecer Portugal

Bolsa de Turismo prevê receber 400 operadores turísticos estrangeiros para conhecer Portugal

 

Lusa/AO Online   Economia   24 de Fev de 2015, 06:27

A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) prevê receber este ano cerca de 400 operadores turísticos estrangeiros convidados para conhecerem Portugal, que depois vendem o destino nos respetivos países.

A diretora da área de feiras da FIL, Fátima Vila Maior, indicou à Lusa que o investimento na vinda destes operadores, conhecidos dentro do setor como ‘hosted buyers’, envolve cerca de 500 mil euros repartidos entre a organização da BTL e várias entidades parceiras, incluindo a companhia aérea TAP e operadores e hotéis portugueses.

“Os ‘hosted buyers’ são convidados e pagos por nós para virem a Portugal. Este ano, esperamos que venham 400, um pouco mais do que em 2014, quando tivemos 370”, afirmou a mesma responsável.

Estes operadores turísticos convidados, especializados em vários segmentos - incluindo a organização de congressos e eventos e o turismo religioso - vêm este ano de 35 países.

Destes, seis países são novidade, nomeadamente o Japão, o Vietname, a Argentina, a Finlândia, a Indonésia e a Bolívia.

Depois da feira e da realização de visitas a pontos de interesse, este ano realizadas de acordo com os interesses de cada operador convidado, estes ‘hosted buyers’ vão voltar para os seus países com informações e parcerias estabelecidas, para desenharem programas turísticos e eventos com destino em Portugal.

Nesta edição da BTL, e pela primeira vez, a feira vai também servir de ponto de encontro de empresas e entidades brasileiras e ‘hosted buyers’ europeus interessados no destino Brasil, numa parceria com a Embratur - Instituto Brasileiro de Turismo.

“O fluxo da Europa para o Brasil passa muito por Portugal e, por isso, esta iniciativa é interessante, especialmente para a TAP”, referiu a diretora da área de feiras.

Incluindo os ‘hosted buyers’, prevê-se que este ano venham entre 3.500 e 4.000 visitantes estrangeiros à BTL por motivos profissionais, incluindo organizadores de congressos e eventos, agentes de viagens e outros.

Nesta edição da BTL, que se vai realizar entre 25 de fevereiro e 01 de março, são esperados mais de 70.000 visitantes em geral, que vão poder percorrer uma área superior a 30 mil metros quadrados, distribuída por três pavilhões e zona exterior.

Na área internacional, vão estar presentes pavilhões com 36 destinos, entre os quais 12 pela primeira vez: China, Croácia, Guiné-Bissau, Tailândia, Peru, Colômbia, Paraguai, Irão, Peru, Roménia e dois estados brasileiros: Pernambuco e Santa Catarina.

De acordo com a organização da feira, a BTL 2015 vai permitir também a venda direta de promoções ao público que instale uma aplicação para ‘iphone’ e ‘android’, através do endereço http://btl.m-guide.org/app, mesmo depois da data de encerramento.

Em 2014, as receitas do turismo em Portugal aumentaram 12,4% face ao ano anterior, totalizando 10,393 mil milhões de euros, anunciou na segunda-feira o secretário de Estado da tutela, Adolfo Mesquita Nunes.

“O banco central confirmou que 2014 foi o melhor ano do turismo em Portugal, em que todos os recordes foram batidos”, afirmou o governante, na apresentação dos novos dados das receitas turísticas, divulgados pelo Banco de Portugal.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.