Açoriano Oriental
Boletim de voto deverá "encolher" em relação a 2011, com máximo de 16 candidaturas
Dezasseis forças políticas apresentaram listas nos círculos de Aveiro, Braga e Viana do Castelo, naqueles que deverão ser os boletins de voto mais extensos das legislativas, de acordo com dados provisórios da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Boletim de voto deverá "encolher" em relação a 2011, com máximo de 16 candidaturas

Autor: Lusa/AO Online

Nas legislativas de 2011, o maior boletim de voto era o do círculo do Porto, ao qual concorreram dezassete forças políticas. No entanto, a CNE ainda não recebeu os dados relativos aos círculos dos Açores, Bragança e Castelo Branco e todas as candidaturas apresentadas terão ainda de ser validadas judicialmente.

De acordo com os dados fornecidos à Lusa pela CNE, nos círculos de Lisboa e Porto apresentaram listas 15 forças políticas (entre partidos políticos e coligações), tal como em Beja, Coimbra, Évora, Leiria, Santarém, Setúbal, Madeira e nos círculos da Europa e Fora da Europa.

Seguem-se Faro, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu, círculos aos quais se apresentaram 14 forças políticas. A CNE ainda não indicou quais os partidos e coligações que concorrem a cada círculo, devendo fazê-lo nos próximos dias.

Em 2011, dezassete forças políticas apresentaram listas para as eleições legislativas, mas apenas nove partidos e uma coligação se candidataram a todos os círculos eleitorais. Por círculos eleitorais, o máximo de candidaturas registou-se no Porto, com 17 forças, seguindo-se Braga e Lisboa, com 16, e Setúbal com 15.

O prazo para a entrega de candidaturas às legislativas de 4 de outubro terminou na segunda-feira, data em que terminou também o prazo para a entrega dos orçamentos.

De acordo com os orçamentos disponíveis no ‘site’ da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos, que funciona junto do Tribunal Constitucional, foram entregues 19 orçamentos - correspondentes a 16 forças políticas (13 partidos e três coligações) e outros três orçamentos que dizem respeito a candidaturas autónomas de PSD e CDS-PP nos Açores e na Madeira. Em 2011, foram entregues 17 orçamentos.

As coligações registadas no Tribunal Constitucional são o Portugal à Frente (que junta PSD e CDS-PP), a CDU (que junta PCP e Verdes) e o Agir (que reúne PTP e MAS).

Além destas coligações, apresentaram orçamentos os seguintes partidos políticos: PS, BE, Juntos pelo Povo, Livre/Tempo de Avançar, Partido Democrático Republicano, PCTP-MRPP, MPT, Nós Cidadãos, Pessoas-Animais-Natureza, Partido Popular Monárquico, Partido Unido dos Reformados e Pensionistas, Partido Nacional Renovador e Partido Cidadania e Democracia Cristã.

Em comparação com a lista dos partidos registados no Tribunal Constitucional, regista-se que não apresentaram orçamento de campanha o Partido Operário de Unidade Socialista (POUS), o Partido Democrático do Atlântico e o Partido Liberal Democrata (ex-MMS).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados