Açoriano Oriental
Bispos reúnem-se hoje em assembleia plenária
Os bispos reúnem-se a partir de hoje em assembleia plenária, em Fátima, com a visita do papa, os incêndios e eleições para os órgãos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) na agenda.

Autor: Lusa/AO Online

O presidente da CEP, Manuel Clemente, foi eleito a 19 de junho de 2013, numa assembleia plenária extraordinária, após a aceitação, pelo papa Francisco, do pedido de resignação de José Policarpo e da consequente nomeação do novo patriarca de Lisboa.

No ano seguinte, a 29 de abril, Manuel Clemente foi reeleito presidente da CEP, e o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, vice-presidente.

O secretário e porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, explicou à agência Lusa que segundo os estatutos “quem faz dois mandatos seguidos [e completos, de três anos] numa função não pode ser reeleito”. A tradição na CEP é que o presidente complete dois mandatos de três anos cada.

Outro dos temas em reflexão na reunião magna do episcopado português é uma nota pastoral sobre os incêndios, denominada “Cuidar da casa comum da criação, prevenindo e evitando os incêndios”.

Sobre o centenário dos acontecimentos de Fátima e a visita do papa Francisco ao Santuário de Fátima, a 12 e 13 de maio, Manuel Barbosa salientou que se trata de “um momento altamente significativo”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados