Açoriano Oriental
Biblioteca da Madalena abre na terça-feira num investimento de 1,5 ME
A Câmara da Madalena, na ilha do Pico, Açores, inaugura na terça-feira a biblioteca municipal, um investimento de 1,5 milhões de euros, que visa estimular hábitos de leitura e despertar o pensamento crítico, anunciou hoje a autarquia
Biblioteca da Madalena abre na terça-feira num investimento de 1,5 ME

Autor: LUSA/AO online

"Estamos a criar uma estrutura que vai corresponder às necessidades do concelho e das pessoas que nos visitam, por isso, do ponto de vista cultural, é um grande salto qualitativo na vida dos madalenenses”, afirmou o presidente do município, José António Soares, em declarações à agência Lusa.

Construído de raiz, o edifício está dividido em dois pisos e dotado de tecnologia de ponta, incluindo zona de leitura de jornais, uma videoteca, duas zonas multimédia, uma área dedicada a exposições e palestras, entre outros espaços, informou a autarquia.

No total, a biblioteca reúne 60 mil livros, de várias temáticas, que poderão ser consultados pelo público, a partir da próxima semana.

“É um espaço muito apelativo, que permite que as pessoas tenham outras condições e possam, cada vez mais, visitar a biblioteca e usufruir dela”, disse José António Soares, acrescentando que no concelho da Madalena vivem mais de 6.000 pessoas, que “demonstram grande gosto pela leitura”.

O autarca referiu que a biblioteca municipal tem funcionado no edifício da antiga escola primária no centro da vila, com “algumas limitações”, daí a necessidade de avançar com este investimento, financiado em 85% por fundos comunitários.

Paralelamente, o concelho da Madalena do Pico mantém ativa uma biblioteca itinerante, que percorre as várias escolas do município e instituições de caráter social e cultural, para “potenciar hábitos de leitura, melhorar os níveis de literacia e despertar o pensamento crítico”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados