Açoriano Oriental
Biblioteca ambulante da Lagoa, Açores, leva "cura de muitos males" a instituições
Há dois anos que o projeto "Biblioteca Ambulante", na Lagoa, Açores, empresta gratuitamente livros a várias instituições e a diferentes públicos, confiante que "a leitura cura muitos males".
Biblioteca ambulante da Lagoa, Açores, leva "cura de muitos males" a instituições

Autor: Lusa/AO Online

“Penso que a leitura cura muitos males, efetivamente. Se estivermos a pensar na população mais idosa, há sobretudo a necessidade de combater a solidão, promover o convívio saudável. Há também toda a parte cognitiva e pedagógica subjacente a esse projeto, que ajuda também os mais novos nos seus objetivos escolares”, afirmou à Lusa a vice-presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto.

Para facilitar o acesso ao livro e à informação, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira criou o projeto “Biblioteca ambulante”, pensado para um público que “tem mais dificuldade em dirigir-se de forma autónoma ao local”.

Através de caixas de madeira, com formato de ambulâncias e capacidade para 25 livros, são levadas às instituições que o requeiram previamente junto da biblioteca obras pré-selecionadas, consoante o público-alvo, por um período de quinze dias.

“O projeto Biblioteca Ambulante quer chegar a outras faixas etárias e procurou ir ao encontro dos mais idosos nos centros de convívio, lares de idosos, nos centros de dia, mas também vão às escolas”, referiu Cristina Calisto, acrescentando que no caso de turmas do pré-escolar e 1.º ciclo alguns dos livros selecionados constam do programa nacional de leitura.

Segundo disse Cristina Calisto, as entidades requisitantes, que preenchem previamente uma ficha de adesão, são responsáveis pela preservação e devolução dos livros que lhe são confiados dentro dos prazos estipulados.

“A equipa técnica que está na base desse trabalho tem primado pela ousadia, pela inovação e imaginação para aproximar a biblioteca da comunidade. Não nos podemos fechar nas paredes do convento, enquanto espaço estático, onde acontece todos os dias o mesmo. Há a necessidade de nos diferenciarmos”, sustentou.

Sediada no Convento dos Franciscanos, na cidade da Lagoa, ilha de São Miguel, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira foi inaugurada em outubro de 2011 e dispõe de mais de 20 mil livros e documentos, alguns raros, sendo frequentes as doações de particulares.

“Uma senhora em Ponta Delgada fez uma reforma no seu apartamento, onde tinha 800 livros na sua biblioteca, achou que podia prescindir deles e telefonou-nos a solicitar apenas que fizéssemos o transporte”, relatou Cristina Calisto, acrescentando que tem sido possível "enriquecer" a biblioteca com as doações.

Entre as “várias iniciativas inovadoras” que constam do calendário anual da biblioteca consta a feira do livro, que arranca hoje e decorre até 03 de maio no Convento dos Franciscanos, entre as 14:30 e as 22:00.

“Há a necessidade e a preocupação de que uma feira do livro não seja apenas um espaço para venda de livros a um custo mais acessível. Há também a preocupação formativa, informativa e também temática”, disse Cristina Calisto, acrescentando que haverá também 'workshops', exposições, encontros de leitores e ações de sensibilização.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados