Açoriano Oriental
Berta Cabral defende novas tecnologias na relação dos açorianos no estrangeiro
A presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu na sexta feira em Toronto (Canadá) que “é possível manter uma relação económica sustentável entre os Açores e a diáspora através das novas tecnologias”.
Berta Cabral defende novas tecnologias na relação dos açorianos no estrangeiro

Autor: Lusa/AO Online

“Há toda uma variedade de áreas da chamada 'nova economia' a explorar nas relações entre os Açores e países de residência dos açorianos, como os EUA e o Canadá”, sublinhou depois de uma reunião com o empresário luso-canadiano David Tavares, da GlobeStar Systems.

Berta Cabral, que se encontra de visita a Toronto, frisou que “nas comunicações em tempo real, a GlobeStar Systems é um exemplo de sucesso nas relações empresariais entre os Açores e o Canadá ao nível das plataformas do conhecimento e da inovação.

Fundada pelo micaelense David Tavares, a GlobeStar System, com sede no Canadá, já se expandiu para países como China, Japão, Índia e Portugal, incluindo os Açores.

O empresário apostou numa tecnologia de monitorização de equipamentos e recursos humanos que é única na área da saúde, marcando presença no continente português nos hospitais de São José e D. Estefânia.

Nos Açores, a GlobeStar tem treinado jovens açorianos na monitorização de equipamentos de telecomunicações estratégicas no âmbito da proteção civil, tendo aberto uma unidade na ilha de São Miguel.

“Esta extensão do know how nas áreas da ciência e tecnologia, promovida por David Tavares, mostra a capacidade dos açorianos no mundo e o modo como podem investir nas ilhas com benefícios económicos mútuos”, salientou.

De visita a Toronto, Berta Cabral esteve na Câmara Municipal da maior cidade canadiana e reuniu com o deputado municipal Cesar Palacio, de Davenport, área onde cerca de 35 por cento dos residentes são portugueses de origem açoriana.

Hoje Berta Cabral visita o Centro Cultural Português de Mississauga, participando depois, e até domingo, nas Festas de Nossa Senhora da Luz.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados