Açoriano Oriental
Bernard roubou protagonismo a Phelps... por um dia
O nadador francês Alain Bernard roubou hoje o protagonismo ao norte-americano Michael Phelps, ao vencer a emocionante final dos 100 metros livres, num sexto dia de competições nos Jogos Olímpicos Pequim2008 novamente pautado pelos chineses.
Bernard roubou protagonismo a Phelps... por um dia

Autor: Lusa/AO online
   Na mais esperada final do dia, Alain Bernard superou Eamon Sullivan por 11 centésimos de segundo (47,21 contra 47,32), vingando o facto de o australiano lhe roubado por duas vezes, já no “cubo de água”, o recorde do Mundo da especialidade.

    “É fantástico... ainda nem acredito. Andei a trabalhar os últimos anos para isto e não podia decepcionar. As minhas pernas tremiam muito na partida, mas consegui o título. É uma sensação incrível”, afirmou o gaulês.

    Por um dia, e porque Phelps não disputou finais, o protagonismo foi, assim, de Bernard, que, com este triunfo, “apagou” também o falhanço na estafeta de 4x100 metros livres, prova em que se deixou bater sobre o final pelo norte-americano Jason Lezak.

    Ainda na natação, sagraram-se campeões olímpicos a chinesa Zige Liu (200 mariposa), com novo recorde mundial, a estafeta de 4x200 livres da Austrália, também com melhor marca de sempre, e o japonês Kosuke Kitajima, que juntou os 200 aos 100 bruços.

    Se, individualmente, o sinal mais foi para Bernard, em termos colectivos, a China esteve em “grande”, com a conquista de mais oito “metais”, passando a contar 22 medalhas de ouro, oito de prata e cinco de bronze, para um total de 35, mais uma do que os norte-americanos.

    A formação da casa somou hoje mais cinco títulos olímpicos, o mais significativo por intermédio do ginasta Wei Yang, vencedor do concurso individual masculino, à frente do japonês Kohei Uchimura (medalha de prata) e do gaulês Benoit Caranobe (bronze).

    Os outros títulos olímpicos foram conquistados, no feminino, por Juan Juan Zhang, no tiro com arco (competição individual), Xiuli Yang, no judo (-78kg), e Li Du, no tiro (carabina de três posições), além de Zige Liu, na natação (200 metros mariposa).

    Os Estados Unidos não conquistaram qualquer medalha de ouro, tendo tido como melhor registo a prata de Kimberly Rhode, no tiro (skeet), prova conquistada pela italiana Chiara Cainero.

    Destaque ainda para a primeira medalha de ouro da história da Mongólia, pelo judoca Tuvshinbayar Naidan, na categoria de -100kg, e novo triunfo da Alemanha no hipismo (dressage por equipas), que impulsionou o país para o terceiro posto do medalheiro.

    Nas outras finais de um dia prejudicado pelo mau tempo (chuva e falta de vento), o italiano Andrea Minguzzi (84kg), o russo Aslanbek Khushtov (96kg) e o cubano Mijain Lopez (120kg) ganharam na luta greco-romano e a equipa feminina da Ucrânia na prova colectiva de sabre (45-44 num emocionante duelo com a Chinha).

    As eliminações do suíço Roger Federer e das irmãs norte-americanas Venus e Serena Williams, no ténis, foram outra das notas do dia, a par do desaire da selecção masculina brasileira de voleibol (1-3 com a Rússia), campeã olímpica e mundial em título.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados