Açoriano Oriental
Bernard Cazeneuve substitui Manuel Valls na chefia do Governo francês
O Presidente da República francês, François Hollande, escolheu Bernard Cazeneuve, atual ministro do Interior, para substituir Manuel Valls na chefia do Governo, anunciou hoje o Palácio do Eliseu.
Bernard Cazeneuve substitui Manuel Valls na chefia do Governo francês

Autor: Lusa/AO Online

Cazeneuve vai substituir o primeiro-ministro, Manuel Valls, que abandonou a chefia do executivo francês para se candidatar à Presidência da República.

Valls demitiu-se hoje, um dia depois de anunciar a sua candidatura na sequência da decisão de Hollande de não se candidatar a um segundo mandato.

O agora candidato espera unir os socialistas e dar uma hipótese à esquerda de se manter no Palácio do Eliseu, numa altura em que as sondagens sugerem que uma segunda volta poderá ser disputada por Marine Le Pen, líder do partido de extrema-direita Nacional, e pelo conservador François Fillon.

Cazeneuve, de 53 anos, é um aliado próximo de Hollande e tornou-se uma figura popular na política francesa nos últimos dois anos ao gerir as consequências dos atentados terroristas no país, que fizeram 238 mortos, e ao assumir a luta contra o extremismo islâmico enquanto ministro do Interior.

Ministro do interior desde 2014, Cazeneuve já na altura sucedera a Manuel Valls, quando este último, então ministro do Interior, foi nomeado primeiro-ministro.

Antes disso, Bernard Cazeneuve fora ministro delegado dos Assuntos Europeus (2012-2013) e ministro delegado do Orçamento (2013-2014).

O novo primeiro-ministro deverá agora formar um novo governo, que terá de gerir os assuntos correntes até às eleições presidenciais de abril/maio de 2017.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados