Açoriano Oriental
Liga Sagres
Benfica vence "duelo" com o Braga e ganha seis pontos de vantagem
Um golo do defesa Luisão embalou ontem o Benfica para a conquista do título português de futebol, ao consumar a vitória por 1-0 na recepção ao perseguidor Sporting de Braga, agora colocado à segura distância de seis pontos
Benfica vence "duelo" com o Braga e ganha seis pontos de vantagem

Autor: Lusa/Aonline
O brasileiro fixou resultado no período de compensação da primeira parte e voltou a decidir um “jogo do título”, depois de ter marcado o golo da vitória sobre o Sporting em 2004/05, que colocou o Benfica na rota do último campeonato ganho.
Sem grande brilhantismo, mas com segurança, os encarnados consolidaram a liderança à passagem da 24ª jornada, enquanto os minhotos podem ver o tetracampeão FC Porto aproximar-se na luta pelo segundo lugar, que pode valer a presença na Liga dos Campeões.
Jorge Jesus, que em seis confrontos nunca tinha ganho a Domingos Paciência (quatro empates e duas derrotas), desforrou-se do desaire sofrido frente ao seu anterior clube na primeira volta (2-0), que ainda vale ao Braga a vantagem no confronto directo em caso de igualdade.
Pelo contrário, o técnico dos arsenalistas tinha saído vencedor no Estádio da Luz nas últimas duas épocas, no comando da Académica (3-0 e 1-0), mas ontem nunca esteve em posição de contrariar o sucesso benfiquista.
Os jogos psicológicos promovidos por Jorge Jesus e Domingos Paciência durante a semana não tiveram expressão nas equipas iniciais, com os dois treinadores a alinharem com os onzes esperados, destacando-se no Benfica a titularidade de Saviola, que esteve em dúvida devido a lesão.
Motivado pelo apoio de cerca de 65 000 adeptos, o Benfica assumiu desde cedo as suas “responsabilidades”, mas as tímidas iniciativas atacantes dos anfitriões limitavam-se a esbarrar na sólida estrutura defensiva visitante.
A reputação da defesa bracarense poderia ter ficado comprometida aos 23 minutos, quando o atraso de Filipe Oliveira se transformou na melhor assistência benfiquista em todo o jogo, mas Saviola foi incapaz de ultrapassar Eduardo.
O guarda-redes do Sporting de Braga mostrou-se menos decidido pouco depois, ao desviar a bola para o cabeceamento inadvertido de Cardozo, e nada pôde fazer perante o remate certeiro de Luisão, já em período de compensação.
O brasileiro aproveitou um ressalto oportuno na sequência de um pontapé de canto e inaugurou o marcador com um remate rasteiro à entrada da pequena área, perante a incredulidade de Domingos Paciência.
Depois de perder Mossoró, lesionado, Domingos Paciência esgotou muito cedo as substituições, ao trocar Hugo Viana e Renteria por Rafael Bastos e Matheus, aos 58 minutos, mas isso permitiu ao Braga, finalmente, tomar ares de equipa ameaçadora.
O remate de cabeça de Moisés errou o alvo aos 69 minutos, mas terá deixado mais intranquilo Jorge Jesus, que tinha substituído Carlos Martins por Aimar, na expectativa de capitalizar o balanceamento ofensivo do adversário.
Até ao apito final, nem o Benfica revelou capacidade para marcar o golo que sentenciaria o jogo, nem o Braga demonstrou argumentos para chegar ao empate e ambos os conjuntos deram sinais de ter perfeita consciência disso.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados