Açoriano Oriental
Liga dos Campeões
Benfica perde em Lyon e complica objectivo dos “oitavos”
O Benfica perdeu 2-0 na visita ao terreno do Lyon, em jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, complicando o apuramento para os oitavos-de-final
Benfica perde em Lyon e complica objectivo dos “oitavos”

Autor: Lusa/AO online
O Benfica, com uma exibição pálida e reduzido a dez futebolistas durante toda a segunda parte, foi punido com uma derrota por 2-0 em Lyon, que complicou a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Os golos de Briand, aos 21 minutos, e do ex-postista Lisandro, aos 51, ambos anunciados por remates ao poste da baliza “encarnada”, traduziram em números moderados a superioridade dos franceses no jogo da terceira jornada do Grupo B.

O campeão português ficou numa situação insustentável quando Gaitán foi expulso, aos 43 minutos, por acumulação de cartões amarelos, protagonizando uma segunda parte penosa, durante a qual foi presa fácil para a voraz equipa francesa.

O contestado guarda-redes Roberto foi responsável por o Lyon ter passado ao lado da goleada, mas o Benfica, sem ter comprometido a continuidade na prova, ficou em posição mais fragilizada para se apurar para os oitavos-de-final.

A equipa lisboeta mantém-se no terceiro lugar do grupo B, com menos três pontos do que o Schalke 04 – vencedor por 3-1 na recepção ao Hapoel Telavive – e menos seis em relação ao Lyon, mas ainda jogará em casa com alemães e franceses.

O Lyon alinhou com os ex-portistas Cissokho e Lisandro López na equipa titular, enquanto do lado benfiquista destacou-se a ausência do goleador Cardozo, lesionado, substituído por Alan Kardec, que foi o elemento mais avançado.

O avançado brasileiro desperdiçou, aos 14 minutos, com um remate frouxo de cabeça, uma rara oportunidade construída pelo campeão português durante a primeira parte, mas o Lyon foi implacável na resposta pouco depois.

Aos 21 minutos, o “velocista” Michel Bastos acertou no poste com um remate de fora da área e o contra-ataque do Benfica virou-se contra si próprio quando Carlos Martins perdeu a bola e Briand aproveitou a descompensação da defesa lisboeta para inaugurar o marcador.

O erro de Carlos Martins foi a imagem perfeita da desconcentração dos jogadores do Benfica e teve reedição, aos 43 minutos, quando Gaitán perdeu a bola e foi obrigado a cometer uma falta perigosa, que lhe valeu o segundo cartão amarelo e a consequente expulsão.

Com menos um jogador, as debilidades do Benfica acentuaram-se na segunda parte perante as vagas de ataques dos franceses, que culminaram no merecido golo de Lisandro, aos 51 minutos.

Roberto evitou o golo do ex-jogador do FC Porto no primeiro remate, mas o avançado argentino foi mais rápido do que o guarda-redes e o central Luisão e aumentou para 2-0, num lance que também começou com um remate de longe de Briand ao poste.

O guarda-redes espanhol revelou-se precioso na fase em que o Lyon procurou chegar à goleada, correspondendo com defesas notáveis às solicitações de Michel Bastos e Gourcuff, que pareceram resignar-se e, tal como os colegas, limitaram-se a controlar a vantagem até ao apito final.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados