Açoriano Oriental
Benfica e Fonte Bastardo decidem título de voleibol reeditando final de 2010/11
O Benfica e o Fonte Bastardo iniciam no sábado o play-off rumo ao título nacional de voleibol masculino, numa reedição da final de 2010/11, que os açorianos venceram alcançando o seu único campeonato.
Benfica e Fonte Bastardo decidem título de voleibol reeditando final de 2010/11

Autor: Lusa/AO Online

 

O campeão nacional Benfica marca presença pela quinta vez consecutiva na fase decisiva da prova, mas apenas na última época logrou atingir o título, quarto do seu historial, impondo-se ao detentor do troféu, o Sporting de Espinho.

O Fonte Bastardo esteve apenas por uma vez envolvido na discussão do “play-off” de campeão, tendo erguido o troféu em 2010/11, precisamente frente ao Benfica, falhando seguidamente por duas vezes, em que terminou em terceiro, o acesso à fase decisiva.

O Sporting de Espinho, com 18 títulos, é o clube que conta mais triunfos no campeonato nacional, seguido à distância pelo Técnico, com 13, formação em destaque nas primeiras edições da competição, FC Porto (9) e Leixões (8).

A final do campeonato de 2013/14 reedita a última edição da Supertaça, confirmando a hegemonia nacional de ambas as equipas, ganha na “negra” pelo Benfica – pela terceira vez consecutiva - frente a um Fonte Bastardo detentor da Taça de Portugal.

O clube açoriano surge na discussão do título após perder a final da Taça de Portugal frente ao Castelo da Maia, em Coimbra, numa partida em que os insulares, que defendiam o troféu conquistado em 2012/13, foram incapazes de segurar uma vantagem de 2-0.

O Castelo da Maia, que terminou em terceiro o campeonato, ergueu a Taça de Portugal ao vencer por 3-2 (22-25, 20-25, 25-22, 25-17 e 15-10, depois de ter afastado o Benfica nas meias-finais.

Os "encarnados" terminaram a segunda fase do campeonato, tal como a primeira, na primeira posição, secundados em ambas as vezes pelo Fonte Bastardo, pelo que têm a vantagem teórica de, em caso de empate, disputar o terceiro jogo do “play-off” em casa.

As equipas do Benfica e do Fonte Bastardo, que iniciaram a época defrontando-se na Supertaça, ganha na “negra” pelos “encarnados”, defrontaram-se já por quatro vezes esta época.

O saldo dos confrontos entre ambas as equipas nos encontros a contar para o campeonato resulta em duas vitórias para cada, com o fator casa a imperar decisivamente para o resultado final.

Na primeira fase, a 09 de novembro de 2013, o Fonte Bastardo venceu em casa o Benfica, por 3-0, tendo os “encarnados” retribuído na Luz, a 25 de janeiro de 2014, pelos mesmos números, 3-0.

Mais recentemente, na segunda fase, o Benfica impôs-se em casa ao Fonte Bastardo, a 08 de março, igualmente por 3-0, ao que a formação insular “respondeu” a 05 de abril, na Praia da Vitória, com um triunfo por 3-2.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados