Açoriano Oriental
Liga Zon Sagres
Benfica a "duas velocidades" mantém-se na peugada do FC Porto
O Benfica recebeu e venceu o Olhanense, por 2-0, no arranque da 13ª jornada da Liga Zon Sagres de futebol, e ficou provisoriamente a cinco pontos do líder FC Porto
 Benfica a "duas velocidades" mantém-se na peugada do FC Porto

Autor: Lusa/AO online
O Benfica manteve-se firme na estratégia de perseguição ao líder FC Porto, ao vencer por 2-0 na recepção ao Olhanense, no jogo de abertura da 13ª jornada da Liga Zon Sagres de futebol.

O golo do paraguaio Cardozo, aos 42 minutos, num lance em que a acção desastrada do guarda-redes Moretto merece quase tanto crédito como o remate de cabeça do avançado para a abertura do marcador, mascarou uma primeira parte sofrível do campeão nacional.

Além de serenar os ânimos ao intervalo, o remate certeiro de Cardozo, o sexto no campeonato, permitiu ao ponta-de-lança sul-americano igualar o sueco Mats Magnusson como os futebolistas estrangeiros com mais golos marcados pelo clube lisboeta, com um total de 84.

A entrada de Carlos Martins ao intervalo emprestou um cérebro ao futebol “encarnado”, mas o Benfica foi desperdiçando várias oportunidades para sentenciar o jogo e o Estádio da Luz só se tranquilizou aos 80 minutos, quando Saviola fixou o resultado.

O Benfica continuou o processo de recuperação da goleada (5-0) sofrida no Estádio do Dragão e reduziu provisoriamente para cinco pontos o atraso para o rival FC Porto, que encerra a jornada na segunda-feira, ao receber o Vitória de Setúbal.

Jardel aventurou-se no ataque e atirou de longe para intervenção apertada de Roberto, que foi ainda mais decisivo aos 14 minutos, ao defender como um guarda-redes de andebol o desvio de cabeça de Carlos Fernandes, sem marcação em plena área “encarnada”.

O Benfica respondeu de imediato, na sequência de um desvio de Javi Garcia, que Saviola e David Luiz não conseguiram capitalizar, e, pouco depois, com um remate perigoso de Cardozo, mas um livre de Jorge Gonçalves à passagem da meia hora voltou a testar a atenção de Roberto.

O “nulo” ao intervalo parecia uma inevitabilidade, apesar dos esforços de Cardozo, mas o avançado teve uma benesse inesperada aos 42 minutos, quando Moretto deixou escapar a bola desviada de cabeça pelo paraguaio, após um bom cruzamento de Maxi Pereira.

A segunda parte arranca com um golo anulado a Paulo Sérgio, por fora-de-jogo do avançado algarvio, e com o Olhanense a reclamar uma grande penalidade de David Luiz sobre João Gonçalves, a que o árbitro Marco Ferreira não atendeu.

Apesar do assomo do Olhanense, o futebol benfiquista ganhou objectividade com a entrada em cena de Carlos Martins e, após várias ameaças, Cardozo acertou no poste da baliza visitante aos 66 minutos, na sequência de uma boa combinação com Saviola.

O avançado argentino materializou a superioridade dos anfitriões no segundo período, ao empurrar a bola para a baliza ao segundo poste, depois de um canto marcado por Carlos Martins e de um desvio de cabeça de David Luiz, aos 80 minutos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados