Açoriano Oriental
Benediktsson é o novo primeiro-ministro da Islândia
A nova coligação governamental de centro-direita na Islândia anunciou a designação do conservador Bjarni Benediktsson para o cargo de primeiro-ministro, dois meses e meio depois da realização de eleições antecipadas naquele país.
Benediktsson é o novo primeiro-ministro da Islândia

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

Numa conferência de imprensa na capital Reiquiavique, Benediktsson, ministro das Finanças desde 2013 e vencedor das eleições legislativas de outubro passado pelo Partido da Independência (centro-direita), apresentou hoje o novo executivo islandês com os dois parceiros da coligação governamental, o Partido Reformista (uma nova força política de centro-direita) e o movimento Futuro Brilhante (centro).

O programa governamental apresentado pela coligação prevê a possibilidade de realizar um referendo sobre um processo de adesão à União Europeia (UE) “no final da legislatura”.

O documento afasta a esperança de eventuais reformas institucionais radicais, nomeadamente a ratificação de uma nova Constituição elaborada por uma comissão de cidadãos entre 2010 e 2012.

No plano económico, o programa investe na continuidade das políticas liberais conduzidas nos últimos anos por Benediktsson. Um crescimento económico sólido e uma redução significativa da taxa de desemprego foram alguns dos créditos apresentados pelo antigo ministro das Finanças.

A confirmação de um governo de centro-direita derrubou por terra os planos da oposição de esquerda, que esperava aproveitar o envolvimento de elementos do anterior executivo islandês no escândalo dos "Papéis do Panamá" (evasão fiscal em paraísos fiscais), em abril de 2016, e assumir o poder político.

Em abril, uma esmagadora maioria dos islandeses desejava renovar a classe política do país, incluindo Benediktsson, então ministro das Finanças, cujo nome surgiu nos documentos associados ao escândalo.

A Islândia realizou eleições legislativas antecipadas a 29 de outubro, na sequência da demissão do antigo primeiro-ministro Sigurdur Ingi Johannsson (do Partido Progressista), apanhado pela forte contestação pública por envolvimento no escândalo dos "Papéis do Panamá".

Nas eleições, nenhum partido conseguiu a maioria dos 63 deputados eleitos para o parlamento islandês, conhecido como Althingi.

O Partido da Independência de Benediktsson conseguiu 21 assentos parlamentares, mais que o Partido Pirata (força antissistema) e o Movimento da Esquerda Verde que conquistaram, cada um, 10 cargos parlamentares.

Os diversos partidos políticos islandeses estavam em negociações desde as eleições para tentar formar um governo de coligação.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados