BE, PCP e PPM condenam Plano e Orçamento dos Açores para 2016 no final do debate


 

Lusa/AO Online   Regional   26 de Nov de 2015, 19:03

PPM, PCP e BE condenaram hoje o Plano e Orçamento dos Açores para 2016 apresentado pelo Governo Regional socialista no encerramento do debate dos documentos na assembleia legislativa, no Faial.

“O Orçamento apresentado pelo Governo Regional, mais uma vez, significa continuidade, que já nos anos anteriores não respondeu à gravidade dos problemas sociais que se vivem nos Açores”, afirmou a deputada do Bloco de Esquerda, Zuraida Soares, que por considerar que “as opções deste Plano e Orçamento não servem os Açores” não o pode viabilizar.

Segundo Zuraida Soares, o Plano e Orçamento não ataca as desigualdades sociais.

“Estamos perante uma autêntica situação de emergência social que o Partido Socialista/Açores conhece, mas que, por várias razões de conveniência política, finge não existir, optando por um discurso cor-de-rosa”, afirmou a deputada, que aludiu à tomada de posse do XXI Governo da República para dizer que não tem dúvidas de que “as medidas acordadas no continente trarão também aos açorianos e açorianas melhorias significativas”.

Também o deputado do PCP classificou o Plano e Orçamento apresentado para o próximo ano como sendo de “continuidade” e criticou-o por “não dar resposta” aos problemas existentes nas ilhas e de ter sido feito “à medida das eleições regionais de 2016”.

Para Aníbal Pires, os documentos tentam esconder uma realidade em vez de os resolver, pelo que aprová-los “seria dar um cheque em branco à política do PS nos Açores”.

A mesma opinião manifestou o deputado do PPM, Paulo Estêvão, alegando que “as notícias que chegam deste orçamento são más”, já que “nada se alterará”. O Plano e Orçamento, acrescentou, “é pequeno em tudo o que interessa ao progresso económico e à justiça social”.

Paulo Estêvão lamentou os indicadores dos Açores na Educação e na Saúde.

Após o encerramento do debate sobre o Plano e Orçamento para 2016, segue-se ainda hoje a votação na generalidade e na especialidade.

 


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.