Açoriano Oriental
BCE acredita que plano de austeridade vai convencer mercados
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, acredita que o plano de austeridade anunciado pela Grécia vai convencer os mercados de que está no caminho certo para sair da crise orçamental que atravessa.
BCE acredita que plano de austeridade vai convencer mercados

Autor: Lusa/AO Online

"O governo grego tomou medidas adicionais que eu descreveria como convincentes e corajosas", afirmou Trichet, numa entrevista que concedeu à Rádio Bloomberg, nos Estados Unidos, à margem de uma reunião económica na Universidade de Stanford, no estado da Califórnia.

Numa outra entrevista à Fox Business Network, Trichet considerou que o plano de austeridade da Grécia vai convencer os mercados de que o país "está a mover-se na direção certa".

O país europeu pretende reduzir este ano o seu défice fiscal em quatro pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB), através da subida dos impostos e de cortes drásticos nos gastos públicos. No ano passado, o défice grego atingiu os 12,7 por cento do PIB.

Nas entrevistas, o presidente do BCE também afirmou que a ideia de criar um fundo monetário europeu "merece consideração". "Houve uma proposta de académicos, em particular, e uma proposta do ministro das Finanças da Alemanha", disse, acrescentando que, se se chegar a formar, esse novo organismo deveria impor "condições muito, muito estritas" para o recurso aos fundos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados