Açoriano Oriental
Barack Obama e Raul Castro reúnem-se sábado no Panamá
O Presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo cubano Raul Castro devem reunir-se no sábado, no segundo dia da Cimeira das Américas a decorrer no Panamá, disse hoje um conselheiro da Casa Branca.
Barack Obama e Raul Castro reúnem-se sábado no Panamá

Autor: Lusa/AO Online

“Pensamos que [Obama e Castro] terão a oportunidade de estar juntos amanhã [sábado] na cimeira. Esperamos ter uma conversa amanhã [sábado]”, indicou, em declarações à comunicação social na Cidade do Panamá, o conselheiro da Casa Branca Ben Rhodes.

O mesmo representante afirmou que Obama ainda não tomou uma decisão sobre a possível saída de Cuba da lista norte-americana de Estados patrocinadores do terrorismo, medida que é apresentada por Havana como uma pré-condição para o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Questionado pela comunicação social sobre um possível anúncio do governante norte-americano sobre esta matéria durante a cimeira, o conselheiro Ben Rhodes respondeu de forma prudente.

“Não descarto qualquer anúncio, mas (…) ainda não alcançamos os termos de uma recomendação final para ser apresentada ao Presidente, e para o Presidente tomar uma decisão”, disse Rhodes.

A VII Cimeira das Américas começou hoje no Panamá com a presença de 35 dirigentes do continente americano, mas as atenções estão focadas nos líderes norte-americano e cubano.

A 17 de dezembro de 2014, Obama e Castro anunciaram em simultâneo uma aproximação histórica entre Washington e Havana, que não têm relações diplomáticas oficiais há mais de meio século. Após esse anúncio, as duas partes já realizaram várias rondas negociais.

Recentemente, os dois países realizaram em Washington uma reunião “preliminar” para abordar a questão dos Direitos Humanos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados