Açoriano Oriental
Inquérito/Banif
Banco de Portugal atuou sempre "de forma séria e rigorosa"
O vice-governador do Banco de Portugal (BdP) Pedro Duarte Neves disse que a entidade atuou sempre "de forma séria e rigorosa" no caso Banif, procurando agir na defesa do sistema financeiro, depósitos e preservação da confiança pública.
Banco de Portugal atuou sempre "de forma séria e rigorosa"

Autor: Lusa/AO Online

 

"O BdP tem a plena consciência de ter atuado ao longo de todo o processo e forma séria e rigorosa em cada momento e com base na informação disponível com a preocupação fundamental de proteger os interesses que lhe estão confiados por lei: a estabilidade do sistema financeiro, a segurança dos depósitos e a preservação da confiança pública", vincou o responsável.

Pedro Duarte Neves está hoje a ser ouvido na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, e na sua intervenção inicial perante os deputados abordou áreas como, por exemplo, a recapitalização pública do banco, em 2013, e o acompanhamento do banco central depois da mesma.

"Ao longo de 2011 e 2012, a situação financeira do Banif observou uma deterioração acentuada que se traduziu em prejuízos significativos, num contexto em que os acionistas da instituição não demonstraram ter capacidade para reforçar o nível de solvabilidade do grupo ou para atrair investidores privados", sublinhou o responsável.

No final, referindo-se à medida de resolução aplicada em dezembro de 2015, o vice-governador foi claro: esta é a "única em que o BdP se pode substituir aos acionistas em decisões estruturais" e consiste, até "pela sua própria natureza", numa "medida de último recurso, para preservação da segurança das poupanças e da confiança do público".

O agravamento da situação financeira do Banif resultou da "conjugação de vários fatores", defendeu Pedro Duarte Neves.

Um destes fatores foi a "maior exigência de capital" requerida pelo BdP, reconheceu, mas os resultados "muito negativos" do Banif a partir de 2011 foram também determinantes.

O supervisor bancário, lembrou Pedro Duarte Neves, identificou um conjunto de "práticas deficientes de gestão no Banif", tendo feito esse diagnóstico "através de uma análise dos processos de atribuição de crédito nas exposições que vieram a apresentar imparidades mais elevadas nas inspeções de 2011 e de 2012".

E concretizou: "O BdP, na sequência destas constatações, determinou a realização de uma auditoria forense aos processos de concessão daqueles créditos e, após a conclusão desta auditoria, determinou a abertura de novos processos de contraordenação para apuramento das respetivas responsabilidades individuais e coletivas. Estes processos estão em curso".

O atual vice-governador Pedro Duarte Neves - hoje ouvido na Assembleia da República - sairá em breve do cargo, uma vez que são permitidos no máximo dois mandatos de cinco anos e o responsável foi nomeado pela primeira vez em 2006 e pela segunda em 2011.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados