Açoriano Oriental
Banco alimentar recolhe 3 mil toneladas de papel e ganha 300 mil euros de alimentos
A campanha
Banco alimentar recolhe 3 mil toneladas de papel e ganha 300 mil euros de alimentos

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações à Lusa, a presidente da instituição, Isabel Jonet, fez um balanço dos primeiros 11 meses da campanha (os dados mais atualizados são até final de novembro) que é de “muito sucesso”.

Para a responsável, uma das chaves do sucesso desta campanha foi o facto de ter a “dupla vertente ambiental e solidária” que permitiu usar um produto normalmente desaproveitado (papel) e trocá-lo por alimentos.

O envolvimento de várias instituições - que se transformaram em centro de recolha de papel para as pessoas da sua zona - bem como de escolas, universidades e empresas – que depositaram no Banco Alimentar todo o papel recolhido - permitiu um trabalho em rede que foi fundamental para o sucesso da campanha.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com uma empresa de recolha de resíduos, que por cada tonelada de papel que recolhia nos bancos alimentares, entregava cem euros em dinheiro, que depois a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares convertia em alimentos.

Até ao final de novembro foram recolhidos perto de 3.100 toneladas de papel, que deram origem a mais de 300 mil euros em produtos alimentares.

“Os alimentos privilegiados este ano foram o leite, o atum e o azeite. São alimentos muito importantes, nomeadamente o leite para crianças e idosos, e o atum, pela facilidade de consumo, sem confeção”, explicou Isabel Jonet.

Além disso, são alimentos que só entram no banco alimentar através das campanhas de recolha. Não há doação destes alimentos pela indústria, porque nunca há excedentes, sublinhou.

A campanha “Papel por Alimentos” teve a adesão dos 17 Bancos Alimentares do continente. Os das ilhas não entraram porque naquelas regiões “não há o mesmo tipo de operação de resíduos”.

Os bancos alimentares onde foi recolhido mais papel foi o de Lisboa, seguido do Algarve e depois Porto.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados