Açoriano Oriental
Banco Africano de Desenvolvimento aprova empréstimos de 30 milhões a Cabo Verde
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou a atribuição de um empréstimo de 15 milhões de euros para financiar o crescimento económico em Cabo Verde este ano, a que se juntam mais 15 milhões em 2016.
Banco Africano de Desenvolvimento aprova empréstimos de 30 milhões a Cabo Verde

Autor: Lusa / AO online

 

"O Conselho de Administração do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento aprovou a 26 de novembro de 2015 um empréstimo de 15 milhões de euros a Cabo Verde para financiar o Programa de Apoio à fase de Crescimento Econômico (PACE-I)", lê-se num comunicado hoje divulgado.

No documento, o BAD explica que "o PACE-I é a primeira fase de uma série de duas operações constituindo um apoio orçamental programático, que abrange os exercícios financeiros de 2015 e 2016 com um montante indicativo global de financiamento de 30 milhões de euros".

O empréstimo surge para "melhorar a previsibilidade da ajuda, facilitar o alinhamento com as políticas nacionais de desenvolvimento para criar condições para um crescimento sustentado, sustentável e inclusivo", acrescente o BAD, salientando que "o PACE-I está em linha com a redução da pobreza prevista no Documento de Estratégia de Crescimento 2012-2016".

Os grandes objetivos destes dois empréstimos, num total de 30 milhões de euros divididos entre este e o próximo ano, assentam na consolidação dos ganhos das operações anteriores, servindo também para apoiar os esforços de Cabo Verde em enfrentar os maiores desafios económicos, através de assistência financeira que permita sustentar as reformas necessárias.

"O programa visa melhorar a gestão dos investimentos e bens públicos, aumentar o número de projetos de parcerias público-privadas assinadas e em execução, aumentar o crédito para o setor privado, melhorar o tempo médio de exportação e importação e aumentar o número de novas empresas criadas", conclui BAD no comunicado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados