Balões de hélio norte-coreanos espalharam um milhão de panfletos na Coreia do Sul


 

Lusa/AO online   Internacional   18 de Jan de 2016, 09:10

A Coreia do Norte espalhou um milhão de panfletos na Coreia do Sul na semana passada usando balões de hélio, revelou Seul, num novo episódio da guerra de propaganda entre os dois países desde o recente teste nuclear norte-coreano.

Os panfletos foram enviados pelos norte-coreanos para o outro lado da fronteira comum usando balões de hélio e são, aparentemente, uma resposta à difusão de propaganda da Coreia do Sul através de altifalantes gigantes colocados também na fronteira e orientados para Norte.

A Coreia do Norte já tinha respondido a estas emissões, que incluem música pop sul-coreana e mensagens políticas, ligando os seus próprios altifalantes e transmitindo a sua propaganda para o outro lado.

No entanto, Seul dispõe de uma tecnologia mais potente e reivindicou recentemente vitória nesta batalha de decibéis.

O ministro da Defesa da Coreia do Sul disse hoje que os panfletos estão a ser enviados diariamente pelo regime de Pyongyang e estimou que tenham alcançado um milhão numa semana.

A maioria foi encontrada perto da fronteira, na província de Gyonggi, mas alguns chegaram a Seul.

A Coreia do Norte equipa os balões com temporizadores, para tentar controlar a sua explosão e o local onde os panfletos são espalhados, segundo o mesmo ministro.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.