Açoriano Oriental
Euro 2008
Ballack põe Alemanha na rota de Portugal
Um golo de Ballack, aos 49 minutos, permitiu à Alemanha vencer a co-anfitriã Áustria e colocou-a no caminho de Portugal nos quartos-de-final do Euro2008 de futebol, como segunda classificada do Grupo B.
 Ballack põe Alemanha na rota de Portugal

Autor: Lusa/AO online
O resultado deixou a equipa germânica com seis pontos, atrás da Croácia, vencedora do grupo com nove pontos, após hoje também ter batido a Polónia por 1-0. Austríacos e polacos encerraram a classificação do agrupamento, com um ponto cada, e estão fora do Euro.

    Após a derrota (2-1) da jornada anterior com a Croácia (2-1) e uma vitória (2-0) na estreia frente à Polónia, a formação germânica precisava de, pelo menos, empatar para assegurar um posto na fase a eliminar do torneio e defrontar Portugal nos quartos-de-final.

    Com o "onze" habitual em campo, a Alemanha foi a primeira equipa a dispor de uma oportunidade clara de golo, aos 05 minutos, mas o avançado Mario Gomez falhou clamorosamente na pequena área, sem oposição, depois de receber um excelente passe de Klose, que tinha ganho posição na direita e cruzado para o colega confirmar o tento com a baliza aberta.

    A Áustria, que perdeu com Croácia (1-0) e empatou com a Polónia (1-1) precisava de vencer para aspirar aos quartos-de-final, embora dependendo do resultado do embate entre Polónia e Croácia (esta já qualificada), iniciou depois um período de domínio, com Hoffer, no lugar do jogador do Sporting de Braga Linz, em destaque.

    Primeiro, Hoffer pediu grande penalidade por uma alegada falta de Metzelder, mas o árbitro espanhol Mejuto Gonzalez nada assinalou, aos 18 minutos, e pouco depois recebeu a bola na área, mas Lehmann conseguiu ir aos pés do avançado austríaco retirar-lhe o esférico.

    Um remate de Podolski, aos 23 minutos, e uma cabeçada de Klose, aos 32, foram as poucas jogadas da Alemanha na área rival, enquanto Lehmann teve de opor ao remate de longe de Garics, aos 38.

    Aos 40, o quarto árbitro, Damir Skomina, deu instruções ao juiz principal para expulsar os dois seleccionadores, Josef Hickersberger (Áustria) e Joachim Low (Alemanha), após uma troca acalorada de palavras entre os dois, que foram para as bancadas ver o encontro chegar ao intervalo empatado a zero.

    O segundo tempo começou praticamente com o primeiro golo da Alemanha, obtido aos 49 minutos, por Ballack, na transformação de um livre directo, que colocava a formação germânica no caminho de Portugal nos "quartos", numa reedição do jogo de apuramento do terceiro e quarto lugares de Mundial de 2006.

    Em vantagem, a Alemanha começou a concentrar mais homens atrás da bola e o austríaco Ivanschitz, aos 59 minutos, tentou o remate de longe, mas o guarda-redes Lehmann voltou a defender.

    Já com Lietgeb (substituiu Hiden, aos 55), Saumel (Aufhauser, 63) e Kienast (Harnik, 67), em campo, a Áustria subiu mais no terreno e a Alemanha a tentar surpreender no contra-ataque.

    Aos 78 minutos, a Alemanha pediu uma grande penalidade numa alegada falta do guarda-redes Macho sobre Klose, mas Mejuto Gonzalez assinalou pontapé de canto, na sequência do qual Garics quase traia o seu "guardião", que teve de sacudir a punhos para evitar o auto-golo.

    Aos 81, Ivanschitz conseguiu entrar na área alemã com a bola controlada, mas quando ia rematar a bola foi cortada por Lahm.

    Frings ainda atirou ligeiramente ao lado, aos 92 minutos, mas o resultado manteve-se em 1-0, que permitiu à Alemanha, sem evidenciar uma grande superioridade, garantir o apuramento para a fase seguinte, na qual medirá forças com Portugal.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados