Azores Trail Run bate recorde no número de atletas participantes

Azores Trail Run bate recorde no número de atletas participantes

 

LUSA/AO online   Outras modalidades   24 de Mai de 2016, 16:55

A terceira edição do Azores Trail Run, que se realiza na próxima sexta-feira e sábado nas ilhas açorianas do Pico e Faial, tem 770 atletas inscritos, batendo assim o recorde de participações

"O ano passado tivemos um pouco mais de 500 inscritos, este ano atingimos quase o limite de inscrições em todas as provas, com 770 participantes", disse à agência Lusa o diretor da prova, organizada pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul.

Mário Leal sustenta o aumento da procura do Azores Trail Run, que vai contar com atletas de mais de 30 nacionalidades, com o facto de se tratar de uma prova com cada vez mais reconhecimento a nível "nacional e internacional".

"Fazemos parte do circuito nacional de trail, pontuamos para aceder às provas mais importantes a nível mundial, em que é necessário ter pontos para se poder candidatar a participar nas provas. Agora também com o novo evento na Montanha do Pico, que faz parte do campeonato nacional que está associada ao trail e que se chama skyrunning. Ou seja, estamos em vários circuitos a nível mundial", disse Mário Leal.

O diretor de prova destaca também a grande diversidade de provas do Azores Trail Run, que conta este ano com cinco pódios e com duas grandes novidades como a inclusão do Trail Ilha Azul, ultramaratona de 70 quilómetros e a prova de skyrunning, modalidade de corrida em percursos de altitude, que abre o evento na próxima sexta-feira, com a subida da Montanha do Pico.

"Temos no dia 27 de Maio o Quilómetro Vertical do Pico, com 3,2 quilómetros sempre a subir, depois no dia 28 de Maio o Trail ilha Azul que são 70 quilómetros, temos o Faial costa a costa, que são 48 quilómetros, o trilho dos 10 vulcões que são 22 quilómetros e o Family trail, de 10 quilómetros, que é uma prova de iniciação", explica.

O secretário regional do turismo destacou ser "um evento estratégico" que consegue assegurar "a promoção da Região" e que contribui para a "captação direta de fluxos turísticos".

Vítor Fraga falava na apresentação da terceira edição do Azores Trail, que decorreu hoje na Horta, onde salientou "a forte aposta" do Governo Regional dos Açores "na qualificação da rede homologada de trilhos pedestres" que conta já com cerca de oito dezenas de percursos em todas as ilhas, que ultrapassam os 800 quilómetros.

O Azores Trail Run tem um orçamento de 250 mil euros.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.