Açoriano Oriental
Azeite é protagonista do festival "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas" em Portalegre
O azeite, um dos produtos de excelência da região alentejana, é o protagonista da terceira edição do Festival Internacional "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas", que vai decorrer em Portalegre, de 17 a 21 deste mês.
Azeite é protagonista do festival "Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas" em Portalegre

Autor: Lusa / AO online

 

O certame é organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e tem como objetivos valorizar a gastronomia, os produtos tradicionais e a cozinha e culturas do mediterrâneo.

Depois de as duas anteriores edições se terem realizado em Évora e Beja, em 2010 e 2011, respetivamente, é agora a vez da cidade de Portalegre acolher o evento.

Com o azeite como foco das atenções desta terceira edição, o “Alentejo das Gastronomias Mediterrânicas” integra uma conferência, um workshop, uma semana gastronómica temática e uma “festa” com propostas variadas para o público.

O primeiro dia do festival vai ficar marcado pela Conferência Internacional “Olivoturismo: um novo produto turístico para o Alentejo”, no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre.

O encontro, explicou a organização, vai debater a temática do azeite e conta com a participação de distintos especialistas nacionais e internacionais.

“O azeite é, desde tempos remotos, um dos produtos mais utilizados na cozinha alentejana e um dos bens mais preciosos da gastronomia mediterrânica”, realçou o presidente da Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.

Contudo, alertou o mesmo responsável, “as suas valências podem e devem estender-se à área do turismo, daí o tema da conferência e o destaque dado ao Olivoturismo”.

“Produtos com nomes de Regiões – DOP/IGP”, “Azeite na Gastronomia e Restauração”, “Azeite como produto turístico de uma região” e “Olivoturismo” são os temas em análise nos vários painéis da conferência.

O workshop “O Azeite: o ouro líquido do mediterrâneo que distingue a nossa gastronomia”, cujo principal público-alvo vai ser os estudantes da área de hotelaria e turismo, ocupa lugar central na programação do segundo dia do festival.

Durante o certame, mais precisamente entre os dias 19 e 21, tem também lugar a “Festa das Gastronomias Mediterrânicas”, que vai oferecer aulas de culinária, cozinha de degustação, “showcooking” e um Mercado dos Sabores Alentejanos.

Também a par do festival, decorre a Semana das Comidas de Azeite, de 17 a 23 deste mês, uma iniciativa que “desafia os restaurantes da região a confecionar pratos inspirados” naquele produto, acrescentaram os promotores.

Segundo a Turismo do Alentejo, este festival internacional “tem vindo a afirmar-se como um importante palco de divulgação da gastronomia de tradição mediterrânica na região”.

Nas edições anteriores, realçou a ERT, “atraiu ao território milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados