Açoriano Oriental
Aviação civil portuguesa em alerta face a erupção de vulcão islandês
A autoridade que controla a aviação civil em Portugal está a monitorizar a erupção de um vulcão na Islândia, esta sexta-feira de madrugada, para determinar as medidas a adotar no espaço aéreo, disse à Lusa fonte da entidade.
Aviação civil portuguesa em alerta face a erupção de vulcão islandês

Autor: Lusa/AO online

 

O Instituto Nacional de Aviação Civil está a “acompanhar os acontecimentos e a aguardar o desenvolvimento da situação na Islândia”, através da estrutura de crise do Eurocontrol, que faz a gestão do espaço aéreo da União Europeia, adiantou a mesma fonte.

O vulcão Bardarbunga, na Islândia, entrou hoje de madrugada em erupção, tendo aquele país interditado o espaço aéreo na zona por precaução.

“Uma erupção vulcânica começou (…) pouco depois da meia-noite”, indicou a Proteção Civil da Islândia em comunicado, adiantando que subiu o nível de alerta para vermelho o mais grave da escala – e que interditou o tráfego aéreo na região.

A erupção está localizada no Holuhraun, um campo de lava no centro da ilha, longe das zonas de residência, referiu a entidade, acrescentando que, até agora, “não foram detetadas cinzas vulcânicas no sistema de radares”.

Há quase duas semanas que o Bardarbunga colocou à Islândia em situação de alerta, quando os movimentos sísmicos começaram a acontecer na caldeira do vulcão, situado numa região glaciar.

A retirada de turistas foi ordenada há uma semana, como medida preventiva.

O Bardarbunga, um dos maiores vulcões na Islândia, não entra em erupção há mais de um século.

Em 2010, a erupção de um outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, provocou o maior encerramento do espaço aéreo decretado na Europa em tempo de paz. Mais de 100.000 voos foram anulados num mês e mais de oito milhões de passageiros foram afetados.

Na semana passada, o geofísico Fernando Carrilho admitiu à Lusa que o Bardarbunga é “mais perigoso” do que o Eyjafjallajokull.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados