Açoriano Oriental
Autoridades não identificaram ainda presumíveis membros da ETA detidos em Portugal
As autoridades ainda não conseguiram identificar os dois presumíveis membros da organização separatista basca ETA detidos sábado em Portugal, disse hoje o ministro da Administração Interna.
Autoridades não identificaram ainda presumíveis membros da ETA detidos em Portugal

Autor: Lusa / AO online

"Ainda não foi possível identificar os suspeitos nem a sua nacionalidade, porque foram detidos com documentos de identificação falsos", disse Rui Pereira, em Mirandela, à margem de uma visita às obras da nova esquadra da PSP na cidade.

Segundo o ministro, estão a ser desenvolvidas - em articulação com as autoridades espanholas - as diligências para identificar os dois suspeitos.

Os suspeitos, um homem e uma mulher, entraram em Portugal pela fronteira de Bemposta (Mogadouro), e a fuga prolongou-se por várias dezenas de quilómetros até Torre de Moncorvo, no sul do distrito de Bragança, onde foram capturados.

A operação ocorreu entre as 22:00 e as 24:00 de sábado, depois de a Guarda Civil espanhola ter interceptado uma carrinha carregada de explosivos em Bermillo de Sayago, Zamora, próximo da fronteira com o Nordeste Transmontano, conduzida por um dos detidos.

Rui Pereira adiantou que os dois presumíveis terroristas já foram entregues à Polícia Judiciária - "o orgão de polícia competente para investigar crimes de terrorismo" - e estão a ser transportados para Lisboa.

"Este processo desenrola-se ao nível das autoridades judiciais, começando desde logo pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Serão então as autoridades judiciárias a encarregar-se de decidir qual é o futuro destes suspeitos, que deverá passar pela extradição para Espanha", afirmou.

O ministro destacou ainda a boa cooperação entre as autoridades portuguesas e espanholas, no âmbito dos protocolos de acordo e cooperação acerca de criminalidade transnacional e do terrorismo.

Rui Pereira revelou que está em contacto com o homólogo espanhol desde as primeiras horas da manhã para acompanhar o desenrolar do caso.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados