Açoriano Oriental
Autoridades iniciam descarga de 450 toneladas de combustível de navio nos Açores
As autoridades portuárias iniciaram hoje a descarga de 450 toneladas de combustível que se encontrava no interior do navio "Chem Daisy", detido desde finais de maio, no porto da Horta, nos Açores, por falta de certificação.
Autoridades iniciam descarga de 450 toneladas de combustível de navio nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

"O navio tinha 400 toneladas de gasóleo e 50 toneladas gasolina, mas não tem a sua certificação válida", explicou o capitão do porto da Horta, Vieira Branco, adiantando que embora nenhuma das inconformidades detetadas estivesse relacionada com a carga, a permanência deste combustível a bordo "suscitava preocupação em termos de segurança".

O navio, operado pela Transinsular, para assegurar o abastecimento de combustível inter-ilhas, pertencia a um armador turco, que entretanto abandonou a embarcação (que está impedida de navegar), e também os oito tripulantes, que estão com três meses de vencimentos em atraso.

"Depois de falarmos com a tripulação eles foram sensíveis a esta questão", acrescentou o capitão do porto da Horta, reconhecendo que durante algum tempo, os tripulantes "fizeram pressão no sentido de reter a carga", com o objetivo de tentar reaver os salários em atraso.

As advogadas dos tripulantes já fizeram saber que estão a tentar chegar a acordo com o operador do navio, no sentido de reaver cerca de 160 mil euros de vencimentos em atraso e admitem intentar um processo judicial, de arresto do navio, para recuperar os valores em falta.

O navio "Chem Daisy" tem 85 metros de comprimento e uma capacidade de 3.400 metros cúbicos de combustível, e navega nos mares dos Açores com bandeira de Malta.

O capitão do porto da Horta, que decretou a detenção do navio a 23 de maio passado, garante que a embarcação "não cumpre com as condições certificadas por Malta, nomeadamente no sistema propulsor", situações que ainda não foram corrigidas e que o impedem de navegar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados