Açoriano Oriental
Autoridades belgas chegam a consenso sobre acordo de comércio livre UE/Canadá
As autoridades belgas chegaram a consenso sobre o acordo de comércio livre da União Europeia (UE) com o Canadá, anunciou o primeiro-ministro do país, Charles Michel.
Autoridades belgas chegam a consenso sobre acordo de comércio livre UE/Canadá

Autor: Lusa/AO online

 

Ultrapassado o ‘veto’ da região francófona da Valónia, os textos acordados hoje, pelas 12:00 locais (11:00 de Lisboa), serão transmitidos diretamente ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e à Comissão Europeia.

“É um acordo muito importante para os negócios, para a atividade económica. Um acordo que significa 12 mil milhões de euros”, comentou Charles Michel, acrescentando que a última palavra pertence aos parlamentos do país.

Os parlamentos das várias regiões belgas deverão reunir-se entre sexta-feira e sábado de manhã.

Ainda na quarta-feira, Tusk afirmava no Parlamento Europeu em Estrasburgo, França, que a “UE ainda não está pronta a assinar o acordo com o Canadá, mas as conversações prosseguem na Bélgica” e, “no final do dia, só os belgas podem decidir sobre a posição da Bélgica”.

O presidente do Conselho Europeu insistiu que se a UE não for capaz de “fechar” um acordo de livre comércio com o Canadá, “o país mais europeu fora da Europa, e um aliado e amigo próximo, há obvias consequências para a posição global da UE”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados