Açoriano Oriental
Autoridade marítima recomenda precaução face a previsões de mau tempo nos Açores

A autoridade marítima recomendou esta segunda-feira medidas de precaução face às previsões do agravamento do estado do mar, com ondas que poderão ultrapassar os seis metros em algumas ilhas dos Açores.

Autoridade marítima recomenda precaução face a previsões de mau tempo nos Açores

Autor: Lusa/AO online

Em comunicado o capitão do porto da Horta, Rafael da Silva, refere que "o agravamento do estado do mar, previsto para os próximos dias, aponta para a possibilidade de no grupo Ocidental (Flores e Corvo) já ao longo do dia de hoje, a agitação marítima possa ultrapassar os seis metros de altura significativa".

"Apenas na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira se deverá verificar uma diminuição dos valores de altura significativa da agitação marítima", acrescenta o mesmo comunicado, salientando que nas ilhas do Triângulo (São Jorge Faial e Pico) a agitação marítima poderá atingir os quatro metros de altura significativa na tarde de hoje e os seis metros na manhã de quarta-feira, diminuindo apenas na manhã de quinta-feira.

Tendo em conta estas previsões, a autoridade marítima recomenda a adoção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração ou a varagem em lugar seguro das embarcações e vigilância na orla marítima e nos portos, em especial naqueles diretamente expostos à agitação marítima.

À população, é desaconselhada a prática de passeios junto à costa e a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Junto à orla costeira deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras, apela ainda.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para as ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores devido às previsões de agitação marítima e vento a partir de terça-feira.

Segundo o IPMA, as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) vão estar sob aviso amarelo a partir das 11:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa) até às 11:00 de quarta-feira por causa das previsões de agitação marítima, com ondas de sudoeste.

O aviso amarelo está também relacionado com o aumento da intensidade do vento, nas Flores e Corvo, entre as 11:00 locais de terça-feira e as 19:00.

Também as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de agitação marítima, com ondas de oeste/sudoeste, válido das 17:00 de hoje às 11:00 de quarta-feira.

De acordo com o IPMA, a aproximação de uma depressão com um sistema frontal associado irá provocar o aumento da intensidade do vento e agitação marítima.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados