Açoriano Oriental
Autarca de Santa Maria nos Açores critica inclusão das Lajes em escalas de aviões
O presidente da Câmara de Vila do Porto afirmou que os marienses sentem que "foram traídos" face ao pedido do Governo dos Açores para que ocorram escalas técnicas noturnas nos aeroportos das Lajes e Santa Maria.
Autarca de Santa Maria nos Açores critica inclusão das Lajes em escalas de aviões

Autor: Lusa/AO online

 

"O Aeroporto de Santa Maria como referência única para as escalas técnicas nos Açores foi bandeira na campanha eleitoral para a eleição deste Governo Regional. Foi estandarte dos deputados do PS de Santa Maria", afirmou o autarca social-democrata Carlos Rodrigues num comunicado enviado à Lusa.

O Governo Regional dos Açores anunciou hoje que pediu ao Ministério da Defesa e à ANA para tomarem as "medidas necessárias" que permitam escalas técnicas noturnas de voos nos aeroportos das Lajes e de Santa Maria.

O secretário regional dos Transportes, Vítor Fraga, enviou ofícios com esse pedido ao Ministério da Defesa Nacional, que gere o aeroporto militar das Lajes, na Terceira, e à direção da ANA-Aeroportos, a empresa que gere o aeroporto de Santa Maria, a que a agência Lusa teve acesso.

O autarca mariense questionou mesmo se o atual secretário regional dos Transportes alguma vez tinha escrito à ANA para incentivar as escalas no aeroporto de Santa Maria ou se se disponibilizou para cooperar no incentivo das mesmas.

A solicitação do executivo açoriano tem em consideração a emissão pela NAV Portugal (prestador de serviço de tráfego aéreo), na semana passada, de duas NOTAM (informação aeronáutica) que levantam as restrições de voo entre a meia-noite e as 06:00 nestes dois aeroportos do arquipélago, em vigor desde 2013 no âmbito da lei do ruído.

A decisão do Governo dos Açores surge na sequência do plano de revitalização económica da ilha Terceira, apresentado em janeiro e que contempla um conjunto de medidas para tentar minimizar o impacto da redução do contingente dos Estados Unidos na base das Lajes.

"Os marienses, de uma forma geral, têm sido solidários com a Terceira e com algumas medidas tomadas pelo Governo Regional", disse Carlos Rodrigues, acrescentando que a população da ilha "sabe bem o que custa", porque "já sentiu na pele decisões políticas erradas e o desinvestimento do concessionário da exploração aeroportuária".

Segundo disse o autarca nos últimos dez anos foram direta e indiretamente extintos no único aeroporto da ilha mais de 100 postos de trabalho.

Em comunicado Carlos Rodrigues disse, ainda, que os marienses "não se esqueceram que durante o mandato do presidente Carlos Cesar foi assumido pelo Governo Regional o pagamento dos custos da manutenção da abertura noturna do aeroporto à ANA", mas tal "nunca foi efetuado, o que levou ao encerramento noturno por parte da ANA e à cobrança de taxas para reabertura".

"Vamos reunir forças o em conjunto tomar decisões, porque estou convencido que a coisa não fica por aqui. Sempre me ouviram dizer que quando tivéssemos de lutar contra o peso eleitoral ficaríamos a perder largamente", afirmou Carlos Rodrigues.

Em fevereiro o Conselho de Ilha de Santa Maria decidiu enviar um documento ao presidente do Governo dos Açores em que pede para o aeroporto local continuar a ser o aeroporto de referência para as escalas técnicas na região.

No documento enviado a Vasco Cordeiro os conselheiros pediram para o aeroporto de Santa Maria continuar a ser o aeroporto de referência nos Açores para as escalas técnicas, mantendo aquilo que tem sido dito pelas autoridades regionais.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados