Aumenta para sete o número de voos cancelados nos Açores

Aumenta para sete o número de voos cancelados nos Açores

 

Lusa/AO Online   Regional   14 de Dez de 2015, 12:38

O número de voos hoje cancelados com origem e destino em Ponta Delgada aumentou para sete devido ao mau tempo que se regista no arquipélago dos Açores, disse fonte aeroportuária.

Além dos dois voos da companhia aérea SATA com origem e destino em Ponta Delgada, foram também cancelados cinco voos da companhia de baixo custo Ryanair entre Lisboa, Porto e Ponta Delgada, disse à agência Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira.

Apesar das várias insistências da Lusa, não foi possível apurar como decorre a operação entre as nove ilhas dos Açores assegurada pela SATA Air Açores.

As ilhas de Santa Maria e São Miguel, no grupo oriental dos Açores, estão hoje sob aviso vermelho devido à previsão de vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, estas duas ilhas vão estar sob aviso vermelho entre as 12:00 e as 24:00 de hoje (menos uma hora nos Açores) devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem dos 130 quilómetros por hora, podendo em alguns locais atingir os 150 quilómetros por hora.

O grupo oriental vai estar também sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste de seis a oito metros, aumentando para nove a dez metros e podendo, pontualmente, atingir os 15 metros.

Este aviso vermelho é antecedido por um laranja para vento até às 12:00 nestas ilhas, além do aviso amarelo para chuva e trovoada até às 15:00.

O aviso vermelho, o mais grave numa escala de quatro, é identificado pelo IPMA como uma situação meteorológica de risco extremo, devendo as pessoas acompanharem a evolução das condições e seguir as orientações da Proteção Civil.

O IPMA colocou também o grupo central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico) sob aviso laranja devido à previsão de chuva (até às 15:00 de hoje) e vento forte (até às 24:00), passando depois a aviso amarelo.

Já o grupo ocidental (ilhas das Flores e Corvo) está sob aviso amarelo até às 15:00 devido à previsão de chuva forte acompanhada de trovoada e vento forte.

Devido ao mau tempo, a Secretaria Regional da Educação e Cultura anunciou no domingo o encerramento, no dia de hoje, das escolas de sete das nove ilhas e a Secretaria da Solidariedade Social recomendou o fecho de todas as creches e jardins de infância.

Também a Universidade dos Açores encerra hoje os polos de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.