Açoriano Oriental
Pescas
Atuneiro atacado com disparos de 'very light' ao largo de Santa Maria
Um atuneiro que esteve a pescar nos últimos dias próximo da ilha de Santa Maria, nos Açores, foi atacado durante o fim-de-semana com 'very ligth' lançados por uma embarcação semi-rígida.
Atuneiro atacado com disparos de 'very light' ao largo de Santa Maria

Autor: Lusa / AO online
Na sequência desse ataque, já relatado ao comandante do Porto de Ponta Delgada, os responsáveis da embarcação disseram que iriam apresentar queixa à autoridade marítima.

O comandante do Porto de Ponta Delgada, Rodrigues Gonçalves, revelou hoje à Lusa que na origem do incidente terá estado o conflito entre dois barcos de pesca.

O atuneiro 'Flor do Pico' terá impedido a pesca de um barco de menores dimensões, do tipo boca-aberta, não cabinado, de Santa Maria.

Em resposta, a embarcação lançou 'very lights' (engenhos utilizados na sinalização de socorro) como ato de retaliação, tratando-se, explicou Rodrigues Gonçalves, salientando que esta foi a primeira ocorrência do género registada nos mares dos Açores.

O 'Flor do Pico' terá impedido a aproximação de outros pesqueiros da zona em que exercia a actividade com base num acordo tradicional entre pescadores, segundo o qual as capturas numa 'mancha' de peixe detectada por cada embarcação ficam reservadas a essa embarcação.

Rodrigues Gonçalves frisou que a Capitania do Porto de Ponta Delgada desencadeará averiguações logo que a queixa seja formalmente apresentada.

O incidente foi entretanto condenado pela Associação de Produtores e Similares dos Açores (APASA).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados