Açoriano Oriental
Uma Thurman acusa produtor Harvey Weinstein de assédio sexual

A atriz Uma Thurman, musa do realizador Quentin Tarantino e próxima do produtor Harvey Weinstein, juntou-se à lista de atrizes que acusam o magnata de Hollywood de agressão, admitindo o seu desapontamento em relação ao produtor que a promoveu.

Uma Thurman acusa produtor Harvey Weinstein de assédio sexual

Autor: Lusa/AO online

A atriz contou, numa entrevista publicada no sábado pelo The New York Times, a agressão de que terá sido vítima, ocorrida após o lançamento de "Pulp Fiction", em 1994.

Depois de uma reunião em Paris, Harvey Weinstein terá convidado a atriz para o seu quarto e depois para uma sauna num hotel, tendo Uma Thurman voltado a encontrar o seu produtor em Londres, também no seu quarto de hotel.

"Ele empurrou-me e tentou saltar sobre mim e despir-se. Ele fez muitas coisas desagradáveis", disse a atriz, na entrevista.

Pouco depois, Uma Thurman foi ao hotel do abusador para enfrentá-lo e explica que o advertiu: "Se fizer o que fez com outras pessoas, vai arruinar a sua carreira, a sua reputação e perder a sua família, eu garanto", ter-lhe-á dito.

"O sr. Weinstein admite ter feito avanços em relação à sra. Thurman depois de interpretar mal a sua atitude em Paris. Ele desculpou-se imediatamente", respondeu, num comunicado, um porta-voz do ex-produtor, que atualmente está na terapia no Arizona.

Hoje interroga-se por que é que Uma Thurman "esperou 25 anos para tornar públicas essas alegações”, acrescenta.

Harvey Weinstein está "atordoado e entristecido", disse o advogado Ben Brafman no comunicado, acrescentando que as observações de Uma Thurman ao The New York Times estão a ser "examinadas e verificadas cuidadosamente antes de decidir se será apropriado avançar com um procedimento legal contra ela".

De acordo com uma amiga, que a acompanhou, Uma Thurman estava “a ferver de raiva” quando deixou Harvey Weinstein naquele dia, depois de uma discussão em que o produtor terá ameaçado a sua carreira.

"Sinto-me tão mal por todas as mulheres atacadas depois de mim", diz a atriz de 47 anos na entrevista, comparando essas vítimas com "cordeiros entrando no matadouro".

Dois dos maiores sucessos de Uma Thurman, "Pulp Fiction" e "Kill Bill", foram dirigidos por Tarantino e produzidos por Weinstein, quando a dupla era uma das mais poderosas em Hollywood.

Uma Thurman contou mais tarde a Tarantino a agressão que sofreu, mas o realizador não a levou a sério.

Foi apenas em 2001, quando ela insistiu, perturbada pela presença de Weinstein durante o Festival de Cinema de Cannes, que o cineasta percebeu a gravidade dos factos alegados contra o seu produtor, tendo o fundador da Miramax pedido desculpa à atriz.

O realizador, vencedor de vários Óscares, disse em outubro que sabia há anos das ações de Harvey Weinstein, agora acusado de assédio sexual, agressão ou estupro por uma centena de mulheres.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados