Açoriano Oriental
Atividade sísmica registada ao largo do Faial, nenhum abalo sentido pela população
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) e a Proteção Civil informaram hoje que desde sábado tem sido registada atividade sísmica ao largo do Faial, com um total de 63 eventos, mas nenhum sentido
Atividade sísmica registada ao largo do Faial, nenhum abalo sentido pela população

Autor: LUSA/AO online

"Desde o final da tarde do dia 09 que começámos a registar uma atividade sísmica a oeste da ilha do Faial a uma distância de cerca de 20 a 30 quilómetros da costa. Esta atividade sísmica prolongou-se durante o dia 10. Ontem [segunda-feira] o dia foi mais tranquilo, mas tivemos de novo um incremento na última noite”, explicou hoje a presidente da direção do CIVISA, Teresa Ferreira, em declarações à Lusa.

Um comunicado emitido esta manhã pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que cita o CIVISA, adianta que "desde as 16:58 do dia 09 de julho tem vindo a ser registada atividade sísmica numa região epicentral localizada no mar”.

"Até ao momento, foram registados 63 eventos, todos de baixa magnitude, tendo o mais forte ocorrido às 02:26 de hoje com magnitude 2,9 na escala de Richter, mas nenhum foi sentido pela população", indica a nota.

Teresa Ferreira referiu que "os sismos, apesar de serem de pouca energia, podem vir a ser sentidos pela população", dada "a proximidade que a sismicidade tem relativamente à linha de costa".

"A zona onde estamos a registar atividade sísmica é uma zona onde estes episódios são relativamente frequentes e, como tal, estamos a acompanhar o desenvolvimento desta atividade", salientou ainda, indicando que "o último evento foi registado sensivelmente próximo das 06:00 de hoje" e desde então "toda a zona tem estado relativamente tranquila".

Segundo a presidente da direção do CIVISA, por enquanto toda a atividade sísmica na zona em causa "está a ser tratada como sendo pequenos episódios".

Recentemente foi também registada atividade sísmica ao largo da ilha Graciosa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados