Açoriano Oriental
Atividade sísmica próxima da normalidade nas Furnas
A proteção civil dos Açores revelou hoje que a atividade sísmica na zona das Furnas, em São Miguel, "tem manifestado nos últimos dias uma tendência decrescente, encontrando-se próxima dos valores normais de referência".
Atividade sísmica próxima da normalidade nas Furnas

Autor: Lusa/AO Online

“Ao longo do dia 15 de janeiro não foi registado nenhum evento com epicentro na região em questão”, mas “continua a manter-se a possibilidade de ocorrência de novos períodos de libertação de energia, incluindo sismos sentidos”, informou, em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Desde o dia 04 de janeiro que esta atividade sísmica se regista numa zona entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas, na ilha de S. Miguel, e já foram registados "191 eventos nesta área epicentral, todos de baixa magnitude".

O sismo mais forte até ao momento ocorreu a 04 de janeiro, com magnitude 2.0 na Escala de Richter, com epicentro a cerca de quatro quilómetros a oeste das Furnas, e foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada nesta vila do concelho de Povoação.

No dia 05, outros dois eventos foram sentidos com intensidade máxima II na vila das Furnas.

"Sob o ponto de vista geológico, a sismicidade desenvolve-se no flanco oeste do Vulcão das Furnas", acrescentam a proteção civil e CIVISA.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados