Açoriano Oriental
Atividade sísmica na ilha Graciosa, com 61 eventos nas últimas 72 horas
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informou hoje que se registaram 61 sismos no mar a oeste da ilha Graciosa nas últimas 72 horas, mas apenas dois foram sentidos pela população.

Autor: Lusa/AO Online

Segundo a Proteção Civil regional, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, desde as 19:15 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), está a ser registada atividade sísmica numa região epicentral localizada entre 31 e 19 quilómetros a oeste de Vitória, na ilha da Graciosa.

“Os dois sismos mais energéticos tiveram magnitude 3,3 na escala de Richter” e ocorreram às 08:08 de sábado, “tendo sido sentidos com intensidade II/III na escala de Mercalli Modificada na freguesia de Guadalupe, concelho de Santa Cruz da Graciosa”, adianta a Proteção Civil.

Esta entidade esclarece que “até ao momento, foram registados 61 eventos, não havendo informação de mais nenhum evento ter sido sentido pela população”.

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores continua a acompanhar o evoluir da situação.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que tome medidas de autoproteção, como manter a calma e contar com a ocorrência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros devido a eventuais fugas de gás, ter cuidado com vidros partidos ou cabos de eletricidade, e a limpeza urgente de produtos inflamáveis que tenham sido derramados são outros dos conselhos da Proteção Civil em caso de um sismo.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados