Açoriano Oriental
Ateliê Aires Mateus vence concurso para criar faculdade de arquitetura na Bélgica
O ateliê de arquitetos portugueses Aires Mateus venceu o concurso internacional para criar a Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica, um projeto que consideram "muito desafiante" por envolver o centro histórico daquela cidade.

Autor: Lusa/AO online

Em declarações à agência Lusa, o arquiteto Manuel Aires Mateus, coordenador do projeto, indicou que a obra irá iniciar-se dentro de alguns meses para criar a nova faculdade com capacidade para 600 alunos, que funcionará em 2016.

"O mais interessante do projeto é a passagem da faculdade de uma zona da periferia da cidade para o centro histórico, que é de grande riqueza", comentou o arquiteto, que trabalha num ateliê em Lisboa com o irmão, o também arquiteto Francisco Aires Mateus.

A cidade de Tournai é uma das mais antigas da Bélgica e conta com inúmeros edifícios classificados como Património Mundial da Unesco.

O concurso foi realizado pela Universidade Católica de Louvain, e as novas instalações vão ocupar um quarteirão no centro histórico, com edifícios antigos e um novo, que, em conjunto chegarão aos 7.000 metros quadrados.

"Numa primeira fase tivemos que decidir os edifícios antigos que iriam ficar, e optámos por um antigo hospital e dois edifícios industriais. O nosso projeto une todos os edifícios na vertical e a na horizontal, e também desenha as praças em volta, unindo-se dessa forma à cidade", descreveu Manuel Aires Mateus.

O concurso internacional foi aberto a todos os arquitetos numa primeira fase, tendo concorrido mais de 20 equipas europeias, cinco delas depois selecionadas para uma segunda fase para que desenvolvessem as propostas.

Entre essas equipas estavam ateliês de arquitetura oriundos da França e Bélgica, como Lacaton & Vassal, ou Robbrecht en Daem, ambos bastante premiados.

A decisão foi tomada após cada equipa ter feito uma apresentação final a uma comissão de oito júris, constituída por professores arquitetos e responsáveis da Universidade.

"É a primeira vez que projetamos uma faculdade de arquitetura, e por isso ainda é mais interessante", salientou Manuel Aires Mateus.

O projeto, cujo custo ascende a cerca de cinco milhões de euros, será desenvolvido em cooperação com a empresa Belga de construção Tradeco Potteau.

Em 2013, o ateliê Aires Mateus foi finalista ao Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia/Prémio Mies van der Rohe, promovido pela Comissão Europeia, com o projeto de um Lar de Idosos em Alcácer do Sal.

Os irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus nasceram em Lisboa, em 1964 e 1963, e formaram-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

Também em 2013 venceram um concurso para a construção do Centro de Criação Contemporânea de Tours, em França, que homenageia o artista Olivier Debré.

Participaram nas exposições da representação oficial de Portugal, nas duas últimas edições da Bienal de Veneza de Arquitetura, em 2010 e 2012.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados