Açoriano Oriental
Astronauta britânico fará maratona de Londres a bordo de estação espacial
O astronauta britânico Tim Peake revelou que irá participar na próxima maratona de Londres, mas que o fará a partir do espaço, a bordo da estação espacial internacional (ISS).
Astronauta britânico fará maratona de Londres a bordo de estação espacial

Autor: Lusa/AO online

"A partir do momento em que me confiaram a missão, pensei que seria genial correr a maratona de Londres a bordo da estação. É um acontecimento planetário, para lá das fronteiras do mundo", sublinhou o antigo piloto de testes de helicópteros, de 43 anos.

Tim Peake, que é o segundo astronauta britânico no espaço, a seguir a Helen Sharman (1991), deverá 'sair' a 15 de dezembro, a partir do Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyouz e para uma missão de seis meses.

A corrida de Tim Peake acontecerá em simultâneo com os 37.000 participantes na prova terrena, com o astronauta a pretender cumprir os 42,195 quilómetros, num sistema em que estará 'aparelhado' e terá um ecrã da maratona junto a si.

"Vou poder ver-me a correr nas ruas de Londres, enquanto orbito à volta da terra, a uma velocidade de 27.000 quilómetros por hora", acrescentou o astronauta, que estará na missão espacial em representação da agência espacial europeia.

No currículo o astronauta conta, no entanto, com alguma experiência, depois de ter corrido em 1999 a maratona de Londres, com a marca de 3:18.50 horas: "não penso bater esse recorde a bordo. O sistema de arnês é uma contrariedade".

Em 2007, a norte-americana Sunita Lyn Williams correu o equivalente à maratona de Boston em 4:24 horas, também a bordo da estação espacial internacional (ISS).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados