Asteróide passa na quarta-feira próximo da Terra

Ciência /
aSTERÓIDE

4212 visualizações   

Um asteroide com cerca de 650 metros de diâmetro vai passar na quarta-feira a uma distância relativamente próxima da Terra, mas sem representar perigo, anunciou a agência espacial norte-americana.
 

"Embora não haja possibilidade de o asteroide entrar em rota de colisão com o nosso planeta, estará muito perto para um objeto espacial desta dimensão", afirmou a NASA em comunicado, assinalando que o 2014-JO25 passará a 1,8 milhões de quilómetros da Terra.

O asteroide passou perto pela última vez há 400 anos e só voltará daqui a 2.600 anos.

Em 2004, um asteroide muito maior, com 4,6 quilómetros de comprimento e 2,4 quilómetros de largura passou, a 1,54 milhões de quilómetros da Terra, uma distância quatro vezes superior à que separa a Terra da Lua.

A próxima passagem de perto de um grande objeto celeste só acontecerá em 2027, quando o asteroide 199-AN10, com 800 metros de diâmetro, passar a 380 mil quilómetros da Terra, a distância até à Lua.

Na quarta-feira e no dia seguinte, o asteroide deverá ser visível com um pequeno telescópio, uma vez que a sua superfície reflete mais luz do que a da Lua.