Açoriano Oriental
Associações procuram hoje em Lisboa estratégias para promover uso da bicicleta
Grupos promotores do uso da bicicleta de todo o país reúnem-se hoje e no domingo em Lisboa, para trocar ideias e dar os primeiros passos para a criação de uma estratégia nacional que vulgarize este meio de mobilidade.
Associações procuram hoje em Lisboa estratégias para promover uso da bicicleta

Autor: Lusa/AO Online

O 2.º Encontro Nacional de Grupos Promotores da Mobilidade Urbana em Bicicleta é organizado pela Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta (MUBI).

De acordo com Rui Igreja, da MUBI, o objetivo “é fomentar e incentivar maior comunicação entre grupos e organizações de ativistas pela mobilidade urbana em bicicleta, que possam partilhar experiências e trocar ideias”, e também “começar a dar alguns passos para a criação de uma estratégia nacional conjunta em termos de ativismo e promoção da mobilidade” em bicicleta.

Apesar da inexistência de números acerca da utilização da bicicleta a nível nacional, Rui Igreja destacou que “tem havido, de há uma série de anos para cá, uma evolução do número das pessoas” que a utilizam nas suas deslocações diárias.

No entanto, “ainda existe uma grande diferença de utilização da bicicleta em Portugal para os níveis médios europeus, onde a taxa média de utilização é de 8%. Cá, em Portugal, estaremos a falar, provavelmente, hoje em dia, entre 1% e 2%. A Europa já está a falar em passar, nos próximos anos, de 8% para 15%”, destacou.

Hoje, organizações de todo o país - principalmente de Guimarães, Braga, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Setúbal - vão partilhar experiências e procurar uma maior articulação de iniciativas, com o debate de temas específicos da mobilidade urbana em bicicleta.

Nos trabalhos de hoje estão previstas as intervenções da European Cyclists’ Federation e de A Contramano - Assemblea Ciclista de Sevilla.

No domingo, o programa será menos formal e inclui uma visita temática às novas infraestruturas dedicadas à mobilidade em bicicleta em Lisboa.

No ano passado, o primeiro encontro de grupos promotores da mobilidade urbana em bicicleta foi realizado em Aveiro e contou com a participação de 17 grupos e organizações.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados