Açoriano Oriental
Associações europeias debatem pescarias de profundidade nos Açores
 

As novas regras em preparação pela União Europeia para pescarias de profundidade em águas comunitárias constam da agenda das reuniões do Conselho Consultivo Regional das Águas Ocidentais - Sul, que decorrem na Horta de 23 a 25 de Fevereiro.

Associações europeias debatem pescarias de profundidade nos Açores

Autor: Lusa/AO Online
 

Liberato Fernandes, da cooperativa açoriana Porto de Abrigo, revelou hoje à Agência Lusa que aquele órgão de consulta da União Europeia, integrado por 102 associações de pesca de Portugal, França e Espanha, abordará a temática com vista à preparação de um parecer sobre o teor da iniciativa de Bruxelas.


Segundo sublinhou, a directiva comunitária sobre pescarias em profundidade assume particular importância para os Açores, dado o seu impacto na preservação dos recursos de pesca da Região.


Liberato Fernandes admitiu tratar-se de uma matéria potencialmente geradora de divisão no seio do Conselho Consultivo Regional das Águas Ocidentais-Sul (CCR-Sul), alegando que o órgão acolhe organizações representativas de práticas pesqueira diversas, da pesca por meios tradicionais ao arrasto de profundidade.


O programa das reuniões da Horta, em que deverão participar cerca de uma centena de representantes de associações de pescadores, de armadores, de comerciantes de pescado e de industriais, inclui um primeiro encontro especificamente reservado à questão da participação das mulheres na actividade pesqueira.


Criados por regulamento comunitário de 2002, os CCR's têm por objectivo a apresentação a Bruxelas de recomendações e propostas para defesa dos vários interesses em jogo no domínio da gestão sustentada de recursos, tendo em consideração a sustentabilidade da actividade a par da salvaguarda dos ecossistemas marítimos.


Podem participar nas suas reuniões, embora sem direito a voto, representantes de instituições governamentais e de organizações ambientalistas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados