Açoriano Oriental
Europa
Assembleia das Regiões reúne-se a partir de quinta-feira em Ponta Delgada
A Assembleia-Geral da Assembleia das Regiões da Europa, que integra 270 regiões e 16 organizações inter-regionais de 34 países, reúne-se a partir de quinta-feira em Ponta Delgada, nos Açores, sob o lema ‘As regiões na vanguarda da globalização’.

Autor: Lusa/AO online
A reunião magna do maior organismo de cooperação inter-regional do continente europeu contará com mais de três centenas de participantes, incluindo o presidente do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa e o secretário-geral da Conferência das Regiões com Poderes Legislativos da União Europeia.

A política de juventude, com especial destaque para o programa Eurodisseia, a saúde pública, a energia, a igualdade de oportunidades e a descentralização são alguns dos temas que estarão em análise nos trabalhos desta reunião, durante a qual será ainda confirmado o novo secretário-geral da organização, eleito o vice-presidente e aprovado o projecto de orçamento para 2012.

As sessões temáticas desta assembleia-geral, que se prolonga até sexta-feira, abrem com uma mensagem do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, seguindo-se um debate sobre os riscos da globalização.

A inovação social para uma globalização inclusiva é outro dos temas em discussão nas sessões temáticas, encerrando os trabalhos com a adopção da declaração final e a entrega do prémio MYFER à região mais amiga da juventude.

A Assembleia das Regiões da Europa foi criada em 1985, sendo os Açores um dos membros fundadores desta organização que pretende ser a voz do poder regional europeu.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados