Açoriano Oriental
Assembleia da República recebe exposição "Portugal Eusébio" antes da trasladação do pantera negra
A exposição "Portugal Eusébio", que servirá de homenagem e arranque antes da cerimónia da trasladação dos restos mortais do antigo futebolista internacional para o Panteão Nacional foi inaugurada na Assembleia da República.
Assembleia da República recebe exposição "Portugal Eusébio" antes da trasladação do pantera negra

Autor: Lusa/AO Online

 

Situada no átrio principal do Palácio de São Bento, a exposição exibe diversas fotografias e objetos pertencentes ao melhor futebolista de todos os tempos em Portugal.

As botas de ouro, as camisolas que envergou e vários cachecóis deixados juntos à estátua, no Estádio da Luz, são algumas peças do acervo que que estão patentes ao público.

"Memória de quem viveu a vida de forma intensa, de quem se dedicou desafiar os limites e de quem conseguiu que Portugal fosse falado no mundo num tempo em que a ditadura teimava em fechar o país. Eusébio foi muito mais que um futebolista, foi um dos nossos maiores embaixadores de sempre", afirmou o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

Para Assunção Esteves, presidente da Assembleia da República, trata-se de uma das "exposições mais belas" organizadas pelo parlamento na atual legislatura, sobretudo pela forma como está organizada.

"É uma exposição que inaugura uma espécie de ciclo que o parlamento dedicou a uma homenagem a Eusébio. Esse ciclo culminará no ponto alto das cerimónias de trasladação, onde tomaremos também da palavra para lembrar e homenagear Eusébio como nosso herói", disse.

Flora Ferreira, mulher do 'pantera negra', esteve presente nesta inauguração e mostrou-se muito sensibilizada pelos momentos marcantes de Eusébio ali representados.

"Gosto muito de uma foto que ali está. Nos anos do meu neto ele estava a dar uns toques na bola e Eusébio estava sentado a olhar. Ele virou-se e perguntou: avô queres que eu te ensine?", recordou Flora Ferreira.

A trasladação de Eusébio da Silva Ferreira para o Panteão Nacional vai decorrer a 03 de julho, numa cerimónia que terá início pelas 18h:00.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados