Açoriano Oriental
Portugal procura primeira vitória em Erevan
A seleção portuguesa de futebol vai tentar alcançar no sábado a sua primeira vitória na Arménia, em jogo de qualificação para o Euro2016, depois de ter somado empates nas duas viagens que fez até Erevan.
Portugal procura primeira vitória em Erevan

Autor: Lusa/AO Online

 

Com um registo perfeito sempre que recebeu a Arménia em solo luso, com três vitórias em três duelos, o caso muda de figura quando joga fora de portas, tendo registado um nulo na primeira deslocação de sempre à capital arménia, em 1996, e novo empate, dessa vez a um golo, em 2007.

Em plena qualificação para o Campeonato do Mundo, Portugal visitou pela primeira vez a Arménia em 31 de agosto de 1996 e, com grande surpresa e ‘cheiro' a escândalo, não foi além de um empate a zero.

No Estádio Hrazdan, perante mais de seis mil pessoas, o jogo ficou marcado pela expulsão de Luís Figo, aos 50 minutos, numa seleção comandada por Artur Jorge e que na capital arménia deu um dos muitos ‘tropeções' na fase de qualificação e que impediram Portugal de estar presente na fase final do Mundial de 1998, que decorreu em França.

Quase uma década depois, a seleção portuguesa voltou a Erevan e repetiu o empate, desta vez com o ‘leme' entregue ao brasileiro Luiz Felipe Scolari, mas que acabou por não um efeito tão negativo como da primeira vez.

A 22 de agosto de 2007, já no moderno Estádio Republican, a atual casa da seleção arménia, Portugal apanhou um valente susto quando Robert Arzumanyan deu vantagem aos arménios, mas Cristiano Ronaldo repôs a igualdade, e aquele que seria o resultado final, aos 37.

Passados quase oito anos, o avançado do Real Madrid, Ricardo Quaresma e Bruno Alves são os únicos sobreviventes desse encontro e os três poderão mesmo ser titulares no próximo no sábado, em encontro do Grupo I.

Na altura, mesmo assim, o empate permitiu Portugal qualificar-se para a fase final do Europeu de 2008, que se realizou na Áustria e Suíça.

Nesses dois embates, o novo selecionador da Arménia, Sargis Hovsepyan, na altura ainda jogador, foi titular e mais tarde tornou-se no recordista de internacionalizações pelo seu país, com 131 jogos.

Este será o sexto embate entre as duas seleções, sendo que, em novembro do ano passado, igualmente a contar para a qualificação para o Euro2016, Portugal venceu a Arménia, por 1-0, com um golo de Cristiano Ronaldo, no Estádio Algarve.

O jogo no Estádio Republican está agendado para as 20h00 (17h00 horas de Lisboa, menos uma nos Açores).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados