Açoriano Oriental
ARESP quer IVA de 7% em toda a Península Ibérica
O presidente da Associação da Restauração e Similares de Portugal (ARESP), Mário Pereira Gonçalves, defendeu hoje que o Imposto sobre Valor Acrescentando (IVA) no sector nacional deveria ser semelhante ao aplicado em Espanha (7 por cento).
ARESP quer IVA de 7% em toda a Península Ibérica

Autor: Lusa / AO online
No âmbito de um debate inserido nas Jornadas ARESP 2008, a decorrer até quarta-feira, em Lisboa, Mário Pereira Gonçalves disse à Agência Lusa que Espanha "é o concorrente directo" na área do turismo de Portugal, daí a necessidade de "uma harmonização do IVA" na Península Ibérica.

    Segundo o responsável, o IVA no sector da restauração em Portugal é de 12 por cento, enquanto em Espanha é de 07.

    Os impostos e as taxas serão dois assuntos em destaque no encontro, que termina quarta-feira, além de ser também debatido o tema "Excessos da ASAE".

    Para Mário Gonçalves, a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) "tem cometido alguns excessos" devido à legislação portuguesa e comunitária.

    "Não critico a ASAE, mas sim a Assembleia da República e o Parlamento Europeu, que não tiveram em conta os interesses do país", disse.

    O presidente da ARESP considerou ainda que a ASAE tem sido "mais exigente do que os seus parceiros comunitários", que têm preservado mais os seus produtos nacionais, o que, em sua opinião, não tem acontecido em Portugal.

    Nesse sentido, Mário Gonçalves defendeu uma mudança nas duas legislações no que toca ao controlo da qualidade dos alimentos, um tema que também será desenvolvido nos próximos dois.

    O responsável disse, ainda, que os "excessos" têm causado "grandes dificuldades, mas mais aos fornecedores que aos próprios restaurantes".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados