Malala Yousafzai venceu o galardão Crianças do Mundo

Malala Yousafzai venceu o galardão Crianças do Mundo

 

Lusa/AO online   Internacional   28 de Out de 2014, 15:42

A paquistanesa Malala Yousafzai, militante dos diretos dos jovens e Nobel da Paz de 2014, venceu o prémio Crianças do Mundo, atribuído por crianças de 110 países, anunciou a organização do galardão.

“Milhões de crianças votaram para recompensar Malala e premiá-la com o galardão Crianças do Mundo”, anunciou a organização com o mesmo nome num comunicado de imprensa.

“Ninguém jamais recebeu o Nobel da Paz e o prémio Crianças do Mundo no mesmo ano. Nelson Mandela foi a única personalidade a receber os dois galardões, mas com 12 anos de intervalo”, explicou a nota.

Além de Malala Yousafzai, o norte-americano John Wood e a indiana Indira Ranamagar foram alguns dos premiados com o Crianças do Mundo, que foi criado em 2000.

A jovem paquistanesa, de 17 anos, receberá o seu galardão na quarta-feira, em Mariefred, ao sul de Estocolmo, assim como um prémio monetário no valor de 100 mil dólares.

Malala Yousafzai, além de ser a mais nova laureada com o Nobel da Paz (em conjunto com o indiano Kailash Satyarthi), já recebeu o Prémio Sakharov, da União Europeia (2013), e o Prémio Internacional da Criança (International Children's Peace Prize/2013), da Fundação KidsRights, entre outros.

A paquistanesa sofreu um atentado a tiro perpretado por talibãs devido à sua luta pela educação feminina na sua região, no vale do Swat, controlada pelo radicais islâmicos.

Hoje, Malala Yousafzai e a família moram no Reino Unido e a jovem paquistanesa continua a sua militância pelos direitos das crianças e jovens à educação.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.