Economia

Apoio extraordinário para compensar agricultores

Apoio extraordinário para compensar agricultores

 

Lusa/AO online   Regional   3 de Nov de 2010, 11:47

O Governo Regional dos Açores anunciou esta quarta-feira um apoio extraordinário de cerca de um milhão de euros para compensar os agricultores que registaram perdas de rendimentos e produção devido a condições climáticas adversas no ano agrícola 2009/10.
“Este apoio tem o objectivo claro de restabelecer o potencial produtivo na região e, de uma forma mais acentuada, compensar perdas relevantes de produção. O montante global que prevemos que possa ser afecto ronda um milhão de euros”, afirmou Noé Rodrigues, secretário regional da Agricultura.

Noé Rodrigues fez o balanço do ano agrícola 2009/10, que considerou ter sido "muito adverso, em consequência das condições climáticas persistentes que se verificaram nos Açores, com uma elevada precipitação e muita humidade".

“Estas circunstâncias trouxeram para os nossos agricultores graves danos em infra-estruturas públicas e em alguns equipamentos de produção e dificuldades e atrasos no processo normal de produção de várias culturas", frisou.

Segundo o secretário regional, as explorações mais afectadas pelo mau tempo foram as de produção forrageira, nomeadamente na ilha das Flores, e produções como a banana, uvas e mel, que sofreram "quebras muito significativas".

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.