Açoriano Oriental
Aplicação móvel gratuita pretende aproximar Proteção Civil dos Açores e cidadãos
A Proteção Civil dos Açores disponibiliza, a partir desta semana, uma aplicação móvel "pioneira no país e muito intuitiva" para aproximar o serviço dos cidadãos, que permite transmitir informações em tempo real, anunciou hoje o presidente.
Aplicação móvel gratuita pretende aproximar Proteção Civil dos Açores e cidadãos

Autor: LUSA/AOnline

“Esta aplicação tem a possibilidade de criar uma proximidade maior do serviço com o cidadão numa única aplicação”, afirmou à agência Lusa o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José Oliveira Dias, acrescentando que, entre outras informações, é possível saber onde fica a farmácia mais próxima, os bombeiros ou pontos de desfibrilação automáticos externos em qualquer uma das nove ilhas.

Denominada “Prociv Azores”, a aplicação móvel, de “descarga rápida e gratuita” para o telemóvel, está em fase experimental desde o dia 14 até terça-feira, iniciando formalmente no dia seguinte. Está feita para ser utilizada por crianças e adultos.

“Têm sido detetadas algumas melhorias a efetuar, mas está a correr muito bem, com bom ‘feedback’ dos açorianos. Já há várias centenas de descargas da aplicação”, referiu José Oliveira Dias, revelando que a aplicação foi concebida por uma empresa da ilha Terceira, onde está sediada a Proteção Civil regional.

Segundo o responsável, a aplicação permitirá consultar o portal da Proteção Civil e registar dados pessoais, o que em caso de acidente contribuirá para uma resposta mais adequada às necessidades do cidadão em termos clínicos.

Por outro lado, nesta região, sujeita a fenómenos sísmicos e onde já ocorreram várias catástrofes, a aplicação vai disponibilizar informação, dando indicações à população do que fazer, para onde se dirigir, que cuidados deve ter, entre outros aspetos.

Qualquer cidadão, descarregando a aplicação, pode também aceder aos avisos meteorológicos, comunicados sismológicos e outro tipo de comunicação e ficar a par de zonas de perigo, derrocadas, cortes de estradas e, em simultâneo, percursos alternativos.

O manuseamento de extintores e a forma de agir em caso de primeiros socorros para vários tipos de situação (desmaios, convulsões, queimaduras, feridas, quedas/acidentes e intoxicações) são outras áreas passíveis de consulta.

Além disso, explica-se o que fazer em caso de incêndios, tempestades, fenómenos vulcânicos ou acidentes com gás.

Salientando tratar-se de uma iniciativa “pioneira no país”, José Oliveira Dias adiantou que já foi contactado informalmente pelo serviço da Proteção Civil da Madeira para saber mais pormenores sobre este sistema.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados